A JUSTIÇA SOCIAL
Exames: A JUSTIÇA SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gleyse • 9/10/2013 • 4.607 Palavras (19 Páginas) • 278 Visualizações
Faculdade Leão Sampaio
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................3
2. DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4
2.1 A “ALTERIDADE” NA JUSTIÇA SOCIAL.............................................................4
2.1.1 O “DEVIDO” NA JUSTIÇA SOCIAL..................................................................4
2.1.2 A “IGUALDADE” NA JUSTIÇA SOCIAL...........................................................5
2.1.3 APLICAÇÕES NA JUSTIÇA SOCIAL...............................................................6
2.1.4 OUTRAS FORMULAÇÕES...............................................................................7
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................ 18
REFERÊNCIAS.............................................................................................................. 19
1 INTRODUÇÃO
Um importante fato nas organizações, sejam elas atuais ou não, é a permanente busca pela eficiência. A eficiência é uma das bases da produtividade máxima que garante a sobrevivência das empresas. Hoje a comunicação tem assumido um papel fundamental nas organizações, exigindo dos profissionais não apenas conhecimentos e habilidades, mas também uma visão abrangente do mercado e uma visão universal e estratégica de negócios.
Na terceira revolução industrial, as empresas habilidosas, bem geridas, que comprometem recursos internos adequados com a inovação, formarão mercados e constituirão as novas empresas. A empresa criadora de mercado não considera o mercado concorrente como uma força além de seu controle. A empresa inovadora deve atuar como uma ponte entre clientes e supridores de recursos financeiros, serviços, insumos industrializados e tecnologia. O tipo de inovação induz a escolha da estratégia competitiva baseada na criação e no gerenciamento de mercados.
Na sociedade tecnológica atual, a informação e o conhecimento são as novas armas no mercado, apenas as organizações com a capacidade de produzir e disseminar informação de qualidade conseguirá sustentar vantagens competitivas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A “ALTERIDADE” NA JUSTIÇA SOCIAL
O estudo das Teorias da Administração é importante na tomada de decisões de qualquer Empresa, pois com isso assegura eficiência e eficácia para obtenção de resultados positivos para a organização, (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade. Para que as organizações existam o principal motivo é o fato de que certos objetivos só podem ser alcançados por meio da ação coordenada de grupos de pessoas.
2.1.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO:
Em nossa vida sempre sofremos a influência de alguma espécie de organização, a sociedade moderna é uma sociedade organizacional, ao contrário das sociedades do passado. É preciso ter a predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna e também a necessidade de administradores competentes para a base do desenvolvimento da teoria geral da administração.
Com a introdução das máquinas nas organizações muitas famílias foram obrigadas a saírem do campo para procurar melhores condições de trabalho nas cidades, servindo como mão de obra. Os trabalhadores eram vistos também como máquinas, eles não tinham direitos trabalhistas e eram totalmente desqualificados. Com isso as formas de administração passaram a ser pensadas por teóricos e aplicadas nas organizações como formas de melhorias, mudanças e inovações.
A administração é praticada desde a Idade Média ou Renascimento e a moderna teoria geral da administração que se estuda hoje são formados por conceitos que surgiram e vêm-se aprimorando há muito tempo, desde que os administradores do passado enfrentaram problemas práticos e precisaram de técnicas para resolvê-los. Já no século XXI, a administração e as organizações estão sofrendo grandes transformações, as empresas privadas, em particular, operam dentro de um contexto extremamente competitivo e precisam aprimorar continuamente sua eficiência: fazer mais, com menor quantidade de recursos. As teorias dão forma á nossa visão das organizações e o estudo das teorias da administração também mostra de onde retiramos alguma de nossas ideias sobre as organizações e sobre as pessoas. Elas nos conscientizam do ambiente empresarial.
O estudo das teorias é produto do nosso ambiente, das forças sociais, econômicas, políticas e tecnologias presentes num dado tempo e lugar, é fonte de novas ideias. Dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação ás situações do cotidiano.
Por volta do século XX, por exemplo, havia falta de mão de obra especializada, levando os administradores a se dedicarem nos modos de tornar cada trabalhador mais eficiente. Hoje, entretanto, quando o nível de educação é mais elevado e temos um grande suprimento de mão de obra, outras teorias são mais eficazes. Estar atento às mudanças organizacionais, bem como as tendências, faz com que as organizações permaneçam estabelecidas e, em constante expansão no mercado, obtendo também resultados satisfatórios em termos de produtividade, custos, vendas, qualidades e imagens.
O desenvolvimento de teorias relacionadas á administração surgiu e evoluiu a partir do século XX. Antes desse período a administração sofreu inúmeras influências, de filósofos, da organização da Igreja Católica, da organização militar, da Revolução Industrial, dos economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores. (CHIAVENATO, 2003).
2.1.2 AS DUAS TEORIAS
...