A LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA COM HABILITACOES A ENERGIAS RENOVAVEIS
Por: Recildo Chemane • 11/8/2022 • Projeto de pesquisa • 4.144 Palavras (17 Páginas) • 102 Visualizações
UNIVERSIDADE LICUNGO FACULDADE DE CIENCIAS E TECNOLOGIA LICENCIATURA EM ENSINO DE FISICA COM HABILITACOES A ENERGIAS RENOVAVEIS 4º Ano Recildo António Chemane Uso do Simulador Virtual PHET na Execução de Experiências na Disciplina de Física: Caso na Escola Secundaria Ecuménica São João de Chidenguele Quelimane 2021 | |
[pic 1] Recildo António Chemane
Uso do simulador virtual PHET na execução de experiências na disciplina de física: Caso na Escola Secundaria Ecuménica São João de Chidenguele
QUELIMANE 2O21 |
Índice
1. Introdução 4
1.1. Problematização 4
1.2. Objectivos 5[pic 2]
1.2.1. Geral 5
1.2.2. Específicos 5
1.3. Hipóteses 5
1.4. Justificativa 5
1.5. Delimitação do Tema 6
2. Fundamentação teórica 7
2.1. Simulador 7
2.2. Simulações No Ensino De Física 7
2.3. Realidade Virtual aplicada à Educação 9
2.4. As tecnologias como recursos didácticos 11
2.5. A importância da Actividade Experimental no ensino de Física 11
3. Metodologia 12
3.1. Pesquisa qualitativa 12
3.2. Técnicas de recolha de dados 13
3.2.1. Pesquisa Bibliográfica 13
3.2.2. Trabalho de Campo 13
3.3. Técnicas de Recolha de Dados 14
3.3.1. Questionário 15
3.4. Cronograma de actividades 15
4. Referências bibliográficas 16
Introdução
O presente projecto é movido pela necessidade emergente de dinamizar o processo de ensino aprendizagem, inserindo o uso de tecnologias computacionais no ensino, bem como, pela dificuldade apresentada pelos estudantes na aprendizagem dos conteúdos de Física, usando os simuladores virtuais, o professor pode conseguir uma participação mais efectiva dos alunos explorando o conteúdo de forma mais dinâmica e interactiva, potencializando a aprendizagem dos conteúdos trabalhados.
Simulador é um aparelho\software capaz de reproduzir e simular o comportamento de algum sistema. Os simuladores reproduzem fenómenos e sensações que na realidade não estão ocorrendo. O avanço tecnológico tem acontecido com grande velocidade em todos os sectores da sociedade e a escola não pode ficar à margem desse processo, portanto, é necessário inserir os recursos tecnológicos disponíveis no efectivo trabalho pedagógico em sala de aula, visando dar dinamicidade e qualidade no processo de ensino aprendizagem.
As tecnologias possibilitam uma abordagem diferenciada dos conteúdos, pois propiciam a visualização de modelos físicos que não poderiam ser observados de outra forma, excepto por figuras estáticas em livros didácticos ou no quadro negro. Especificamente, destacamos os simuladores computacionais porque eles permitem alterar com facilidade os parâmetros físicos envolvidos nas diversas situações que abordam e isto possibilita uma maior interacção do estudante com o conceito estudado. Portanto, se faz necessário inovar e inserir as tecnologias disponíveis actualmente no trabalho pedagógico nas aulas de Física.
Problematização
PHET oferece simulações de matemática e ciências divertidas, interactivas, grátis, baseadas em pesquisas. É um material didáctico pedagógico que tem como objectivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores de física na busca da melhoria da aprendizagem dos alunos. A falta de equipamentos e de laboratório na Escola Secundaria Ecuménica São João de Chidenguele faz com que os alunos frequentem o ensino médio e pré-universitário sem ter visto nenhuma experiencia nesta escola na disciplina de física. Uma vez que o simulador é a imitação de algo real ou de uma situação ou processo, deste modo se fez presente o seguinte questionamento: o uso do simulador virtual PhET pode, de fato, contribuir para a melhoria da aprendizagem dos conteúdos nas aulas física?
Objectivos
Geral
- Usar o simulador virtual PhET na execução de experiencias na disciplina de Física
Específicos
- Explicar as vantagens do uso do simulador virtual
- Propor o uso do simulador virtual na Escola Secundaria de Chidenguele
- Alcançar uma articulação entre teoria e prática dentro da disciplina de Física;
- Estimular o uso das novas tecnologias de informação e comunicação nos processos de ensinar e aprender;
- Demostrar experimentalmente os fenómenos de fissão nuclear;
- Mostrar experimentalmente os fenómenos de fissão nuclear em cadeia.
Hipóteses
- O uso do simulador virtual PhET poderá mitigar a falta da prática de experiencia nesta Escola.
- O uso do simulador virtual PhET não poderá mitigar a falta da prática de experiencia nesta Escola.
Justificativa
O uso do simulador virtual PhET como recurso didáctico no ensino de Física pode contribuir significativamente para a aprendizagem dos conteúdos físicos, pois age como facilitador e motivador no processo de ensino e aprendizagem. Busca-se colocar o estudante mais activo no processo de ensino de forma que observe os modelos físicos, avance na construção de conceitos, leis e teorias, colete dados das simulações, elabore hipóteses e teste a validade das mesmas, confronte o seu conhecimento prévio com o conhecimento científico, questione, estabeleça relação entre a teoria e prática na compreensão dos fenómenos físicos presentes no seu dia-a-dia.
...