Ambiente de trabalho e os seus efeitos para o Homem
Por: adrianomazembe manande • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.640 Palavras (11 Páginas) • 449 Visualizações
Índice
RESUMO 2
1.Objectivos 3
1.2 Objectivo geral 3
1.3 Objectivo específico 3
2.Introdução 4
3.Ambiente de trabalho e os seus efeitos para o homem 5
4.Descrição dos factores primários de verdussen 5
4.1 Ruído 5
4.2 Temperatura 7
4.3 Iluminação 8
4.4 As cores no ambiente de trabalho 10
4.5 Odore 10
4.6 Radiação visível – Iluminação. 10
4.7 Vibrações 11
5. Descrição dos factores secundários de verdussen 12
5.1 Relações humanas 12
5.2 Motivação 12
6.Por que avaliar o ambiente laboral? 12
Conclusão 13
Web grafia 14
RESUMO
O termo ambiente pode ser usado de forma a incluir ferramentas, equipamentos, materiais e a própria organização do trabalho. Existem dois níveis de factores que determinam o ambiente laboral no trabalho que são Primário, que tem a ver com a Iluminação, Cor, Odore, Temperatura, e Secundário que são arquitectura, relações humana, remuneração, estabilidade e apoio social. No estudo da temperatura, veremos que o corpo humano tem seus próprios mecanismos de produção de calor. A temperatura do organismo, em seu nível normal, é de aproximadamente, 37 graus Celsius (37ºC), o que significa e que é necessário eliminar o excesso de calor caso ele ocorra. Ainda no desenvolvimento do presente trabalho, descrever-se-á a cada factor de determinação de ambiente laboral. O ambiente laboral é um dos factores fundamentais que estimula o comportamento, rendimento e motivação dos trabalhadores afectando directamente a sua saúde, seu desempenho e sua comodidade. O meio ambiente laboral é o resultado de clima laboral, da tecnologia, dos meios e procedimentos de trabalho e das circunstâncias do posto, no qual concorrem uma série de condições invisíveis que um trabalhador não vê, mas percebe.
Palavras-chaves: Ambiente, trabalho, laboral, trabalhador, clima.
1.Objectivos
1.2 Objectivo geral
- Analisar o ambiente laboral e seus efeitos para o Homem.
1.3 Objectivo específicos
- Conceituar o clima laboral no contexto ergonómico;
- Contextualizar o ambiente laboral;
- Descrever os factores que influenciam no ambiente de trabalho;
2.INTRODUÇÃO
Partindo do princípio que a maior parte do tempo da vida das pessoas se passa no trabalho, seria ideal que pudéssemos transformar em algo prazeroso e saudável a execução do mesmo, ou seja, um lugar onde se possa sentir motivado realizando-o plenamente com alegria e satisfação. No entanto, essa realização só é possível com a premissa básica da ergonomia: o trabalho deve adaptar-se ao homem e não o contrário.
O trabalho diário realizado em condições adversas, com o passar do tempo, pode desencadear o aparecimento de diversos problemas, como de saúde física e mental e é por isso que as empresas e Unidades de Informação devem compreender a relação entre as condições de trabalho e seus possíveis reflexos no rendimento dos funcionários.
3.AMBIENTE DE TRABALHO E OS SEUS EFEITOS PARA O HOMEM
O termo ambiente pode ser usado de forma a incluir ferramentas, equipamentos, materiais e a própria organização do trabalho. É o envolvimento do ambiente físico e dos aspectos organizacionais em todas as situações que ocorre o relacionamento entre o homem e seu trabalho.
Fernandes (1996) propõe os seguintes critérios para avaliar as condições de trabalho: Jornada de trabalho - número de horas de trabalho e sua relação com as tarefas realizadas; carga de trabalho - quantidade de trabalho realizada no turno de trabalho; ambiente físico - condições de bem-estar e organização do local de trabalho; material e equipamentos - quantidade e qualidade dos materiais e equipamentos disponibilizados para a realização do trabalho; ambiente saudável - condições de trabalho que não ofereçam riscos de lesão ou doenças aos trabalhadores; estress - quantidade de estress percebido pelos trabalhadores na jornada de trabalho. Pode-se distinguir, no ambiente de trabalho, factores que influenciam o clima de trabalho.
Estes factores podem ser denominados como Factores Principais e Secundários. Verdussen (1978) relaciona como Factores Principais: “temperatura, ruídos, vibrações, odore, iluminação e cores. Como Secundários encontram-se: arquitectura, relações humana, remuneração, estabilidade e apoio social”.
4.DESCRIÇÃO DOS FACTORES PRIMÁRIOS DE VERDUSSEN
4.1 Ruído
- Som: é uma vibração que se propaga pelo ar em forma de ondas e que é percebida pelo ouvido. É uma sensação agradável, em nível suportável e que não irrita. Ex. ouvir uma música em nível agradável, o cantar de um pássaro, etc.
- Barulho: é um SOM prejudicial à saúde humana. Causa sensação desagradável e irritante. Ex. barulho de motores, máquinas, martelete.
O ruído industrial está presente em quase todas as actividades industriais e é um indicativo de manutenção deficiente das máquinas, acarretando folgas, vazamentos, vibrações, comprometendo a saúde de uma parcela significativa dos trabalhadores. O nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.
Ruído é caracterizado como sendo um som desagradável (Kroemer; Grandjean, 2005).O ruído é um dos itens mais importantes da saúde ocupacional, quando inadequado, está relacionado às lesões do aparelho auditivo, à fadiga auditiva, e, provavelmente, aos efeitos psicofsiológicos negativos, relacionados ao estresse psíquico - perturbação da atenção e do sono, sintomas neurovegetativos tais como ataque cardíaca e aumento da tensão muscular. Possíveis perturbações e problemas auditivos podem ser evitados analisando se os níveis de ruído e estipulando limites máximos para exposição. O ouvido humano é sensível a sons com frequência entre 20 Hz (hertz) e 1600 Hz, que corresponde a nove oitavas. A unidade de nível sonoro é o decibel (dB).
...