A LUDICIDADE COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Casos: A LUDICIDADE COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacquelinersv • 14/5/2014 • 375 Palavras (2 Páginas) • 821 Visualizações
INTRODUÇÃO
Sabe-se que a primeira infância é desenvolvida seguindo determinadas etapas evolutivas, e o educador deve conhecer essas etapas para poder fazer as devidas interferências e realizar um trabalho educativo intencional. É verdadeiro destacar que em sua evolução a criança recebe estímulos capazes de desafiá-las para a aprendizagem. Assim, as atividades lúdicas, desempenham ao mesmo tempo a função prazerosa e de desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas e morais para o desenvolvimento da criança.
Assim este trabalho tem como objetivo a busca no entendimento da relevância das atividades lúdica e dos jogos na educação infantil como recurso pedagógico capaz de suscitar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.
O fato de o brinquedo ser a essência da infância, ele faz parte do universo infantil, é por ele que a criança explora o mundo, de forma a se apropriar da realidade em que vive. É através dos jogos que a criança se movimenta, desenvolve emocionalmente, possibilitando desafios cognitivos. Por ser essencialmente dinâmico e ativo, o simples ato de brincar possibilita comportamentos espontâneos e improvisados. Ao profissional da educação cabe se apropriar desses saberes para poder conduzir a aprendizagem de forma a torná-la significativa para as crianças.
Assim, se justifica esse trabalho pela necessidade de ver no lúdico mais um elemento didático de interferência e determinante nas relações de aprendizagem e desenvolvimento infantis. A defesa que se faz ás praticas lúdicas no espaço escolar é a sua mediação na formação de conceitos, no desenvolvimento de ideias, no raciocínio lógico, no estimulo às percepções, e nas relações sociais.
A ludicidade deve estar presente em todos os momentos da vida humana principalmente na fase inicial de desenvolvimento da criança, então a escola deve ser um ambiente de interação das crianças com o universo lúdico, pensando nessa perspectiva essa pesquisa visou buscar respostas aos seguintes questionamentos:
Como transformar o jogo infantil em recurso pedagógico para a construção de conhecimentos? Qual a relação entre o lúdico e a aprendizagem infantil? Como considerar o jogo infantil nas propostas pedagógicas das séries iniciais?
Os métodos adotados para elaboração desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica com autores que abordam o tema, sua importância e suas especificidades. Através desses autores foi possível conhecer as propostas de se trabalhar com as atividades lúdicas nas praticas educativas com os pequenos no cotidiano escolar.
...