A Ludicidade No Ensino Fundamental
Trabalho Universitário: A Ludicidade No Ensino Fundamental. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Deniseblima • 31/5/2014 • 1.134 Palavras (5 Páginas) • 593 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL - ALFABETIZAÇÃO
O lúdico é fundamental no desenvolvimento da criança pois proporciona o aprendizado na criança o aprendizado de forma motivadora e significativa. Muitas vezes o brincar é deixado de lado no 1° ano do Ensino Fundamental quando ocorre a alfabetização, mas a brincadeira para crianças de 6 ou 7 ainda é importante, e pode contribuir e estimular muito a alfabetização. O professor pode utilizar as atividades lúdicas como recurso na aprendizagem.
Algumas brincadeiras para aplicar na fase da alfabetização da criança
Caracol do Alfabeto
Material: Formar um desenho no chão de um caracol grande com as letras do alfabeto. Confeccionar um dado com caixa de papelão.
Finalidade: Chegar em primeiro lugar no final do caracol.
Número de participantes: todos os alunos. Regras:
Fazer uma fila na entrada do caracol.
O primeiro da fila lança o dado e anda a quantidade correspondente ao número do dado.
A professora pergunta para turma: Que letra é essa? O nome de algum aluno da classe inicia com essa letra? Quem? Quais são as palavras que iniciam com essa letra?
Repetir o procedimento com todos.
Vence o jogo quem chegar primeiro no final do caracol.
Variação: Cada aluno procura a casinha com a primeira letra do seu nome e se coloca dentro dela. Fazer perguntas do tipo: Em qual casinha do caracol está o Bruno? Qual casinha vem antes da casinha da Lidiane? Por quais casinhas a Eliane precisa passar para chegar na casinha da Jaiane?..
Caixas com nomes
Material:
Caixas de fósforos encapadas e colada a foto dos alunos, e dentro as letras que formam o nome do aluno
Papel ofício.
Finalidade: Formar e fazer análise grafofônica dos nomes.
Números de participantes: alunos divididos em grupos.
Regras:
Cada grupo escolhe as caixas de sua preferência
Formar os nomes dos colegas com as letras que estão dentro da caixa.
Registrar no papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foram usadas para formar o nome .
Jogo da Velha dos Bichos
Material necessário: 1 tabuleiro por dupla e 16 fichas (botões, grãos, etc) separados por cores, metade de uma cor e a outra metade de outra cor. O jogador escolhe dois números do tabuleiro e faz com eles uma adição, coloca a ficha em uma casa do tabuleiro que represente a soma ou total. Por exemplo, se um jogador escolhe os números 2 e 3, cuja soma é 5, ele pode marcar no tabuleiro com sua ficha as borboletas, as moscas ou os caracóis.
Objetivos: desenvolver noções de adição, contagem, comparação
...