A METODOLOGIA E A UNIVERSIDADE
Ensaios: A METODOLOGIA E A UNIVERSIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrovilhena1 • 24/3/2014 • 1.488 Palavras (6 Páginas) • 381 Visualizações
SEAMA - SISTEMA EDUCACIONAL DA AMAZÔNIA
FACULDADE SEAMA
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
PEDRO SAN VERCHINEZZE MEDEIROS JÚNIOR 1-DIN (2007)
A METODOLOGIA E A UNIVERSIDADE
1. Metodologia Científica / Conceituação
Pergunta-se, o que é metodologia? Que relação há entre a ciência e a metodologia? Qual a sua importância e utilidade para o universitário?
A Metodologia Científica é a disciplina que confere os caminhos necessários para o auto-aprendizado, em que o aluno é sujeito do processo, aprendendo a pesquisar e difundir o conhecimento obtido. Em sentido etimológico, a palavra ‘metodologia’ vem do grego: meta, que significa ‘ao largo’; odos ‘caminho’; logos, ‘discurso’, ‘estudo’. A metodologia se relaciona com a epistemologia e consiste em avaliar os métodos disponíveis, e lhe dizer a respeito da sua utilização e aplicação até mesmo com isso gerando novos métodos. Portanto, a metodologia corresponde a um conjunto de procedimentos a ser utilizados na obtenção do conhecimento, aplicando o método por meio de processos e técnicas, que garantirão resultados científicos satisfatórios do saber obtido. Ela estuda os métodos científicos sob os aspectos descritivo e da análise critico-reflexiva, tendo interesse no estudo, descrição e análise dos métodos e lança esclarecimentos sobre seus objetivos, utilidades e consequências, ajudando-nos a compreender o próprio processo da pesquisa científica.
Extremamente utilizado pela metodologia, o método é o caminho de ordem, sistematizado, que por ele, chegamos a um determinado fim, e este pode ser estudado como processo intelectual, que é a abordagem de qualquer problema mediante análise prévia e sistemática de todos os caminhos que levam a solução. Este processo corresponde as etapas de operações limitadas, ligadas a elementos práticos, concretos que se adaptam a um objetivo definido.
Distinguindo ‘método’ de ‘processo’, vemos que o primeiro é um plano geral e abrangente, já o segundo é uma aplicação especifica do plano metodológico que sem compõe de sequencias ordenadas de atividades, que é o método operacionalizado. O processo dinamiza o caminho do método.
Para a metodologia, componentes que não podem faltar em uma investigação, são os próprios métodos, procedimentos técnicos e referenciais epistemológicos. Porém, todavia, é importante lembrar que, ‘método’ não é ‘técnica’, pois a técnica é quem assegura e põe os instrumentos na ação das fases metodológicas, e o método é quem estabelece de uma maneira geral, o que se deve fazer, como fazer, de maneira mais hábil e perfeita para executar uma determinada ação.
2. A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
A metodologia científica se baseia no que diz respeito a apresentação e exames de diretrizes aptas para instrumentar o acadêmico no que engloba estudo e aprendizado; e nela mais vale que o aumento de informações acumuladas, os conhecimentos e o manejo de toda a instrumentação, sendo o seu compromisso voltado a contribuir com o crescimento intelectual do aluno, formando conhecimentos científicos para as realidades atuais.
O Estudo sempre envolve sistematização e objetividade do aluno ao estudar determinada insinuação de um objeto, e para o bom desenvolvimento deste, é necessário ter dois aspectos fundamentais: A organização e a sistematização.
Para um bom desempenho do estudo é necessário com que o aluno busque metodizar as suas técnicas de aprendizado, analisando sua real situação atual, percebendo os mecanismos que falham e buscar em uma autoanálise a elaboração de um inventário de bons hábitos de estudo, para que posteriormente possa encontrar-se em cada leitura, tornando-os hábeis e competentes. O método é a maneira eficiente que utilizaremos para nos orientar no estudo universitário.
Existem coordenativas próprias de estudo que o aluno irá desenvolver para o seu crescimento intelectual que auxiliarão para suas investigações científicas, como por exemplo, possuir a capacidade de apreensão e de ensaio crítico, dominar o objeto ou construí-lo, conhecer pela metodologia da pesquisa, aperfeiçoar o conhecimento pela formação e informação técnico-científica, criar a partir de um conhecimento obtido e participar na busca, na aplicação e na socialização dos conhecimentos obtidos. O uso destes permitirá com que o aluno desenvolva a sua criatividade e raciocínio.
3. OBJETIVOS DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
A metodologia científica se propõe a desenvolver a capacidade de observar, selecionar e organizar de modo científico os fatos da realidade, podendo se expressar instrumentalmente criando e desenvolvimento o espírito crítico e observador do aluno.
Nestes objetivos podemos citar que as análises das características enfatizam no resultado científico e que as análises de condições capacitam o aluno para que ele leia criticamente a realidade e produza conhecimentos. A criação de vetores de informação para a montagem de trabalhos científicos, fornecem ao aluno informações que podem auxiliá-lo nas dificuldades do conhecer de determinado objeto científico.
Tendo objetivos como este o aluno pode muito bem ser estimulado a desenvolver sua crítica e formando os entendimentos para o seu determinado projeto, criando caminhos que o podem condicionar ao saber real.
4. A UNIVERSIDADE E A HISTÓRIA
A origem da universidade surge na natureza confessional, que é voltada a atender as necessidades do feudalismo, ao qual posteriormente no período Renascentista irá ajustar-se ao tal, nos anseios da burguesia, guiada pela pesquisa empírica. Ela surge mais precisamente quando a Europa caminha do feudalismo para o renascentismo do conhecimento.
O ajuste de investigações e pesquisas nas pesquisas científicas ajudam na Inglaterra, França e Alemanha, as universidades a se reestruturarem, com respostas de formas mais racionais e objetivas, sendo de forma mais utilitária dentro das mesmas conforme seus resultados.
Portanto, ao longo do seu trajeto a universidade aparece como fonte da construção da utopia e de um mundo mais justo e igualitário em razão da sua produção científica e tecnológica.
4.1 A
...