A Massoterapia
Por: ElisRochaZam • 21/1/2019 • Relatório de pesquisa • 2.470 Palavras (10 Páginas) • 331 Visualizações
MASSOTERAPIA
A Massoterapia, através do contato físico, transmite amor e pode desencadear alterações metabólicas e químicas no corpo que ajudam a curar. Mas muito do valor da massagem depende da sensibilidade, da destreza das mãos que a fazem. As mãos de um massoterapeuta podem atingir áreas inacessíveis do paciente.
É fundamental que o paciente relaxe e sinta o prazer do toque e pressão das mãos do massoterapeuta, pois só assim, é possível sentir as áreas de tensão muscular e trabalha-las.
Outro fator de extrema importância na Massoterapia e a pressão que o profissional aplica com as suas mãos nas áreas do corpo do paciente, pois a pressão excessiva causa tensão e pressão muito leve exerce pouco efeito.
O massoterapeuta deve estar com atenção total voltada para o seu paciente e sempre observando os sinais que o seu corpo está dando. Se o paciente estiver com medo, por exemplo, pode significar que ele teme ser tocado ou machucado. Se o paciente respira suavemente significa que ele tranquilo. Outro sinal importante que o paciente pode dar através da reação do corpo é quando ele segura a respiração, nesse caso o massoterapeuta deve tranquilizá-lo para que haja o relaxamento muscular e com isso a massagem seja mais prazerosa e eficiente.
Existem pessoas que possuem um dom natural para atuar como massoterapeuta, mas isso não significa que aquele que não possui essa habilidade natural não a possa desenvolver e se tornar um ótimo profissional dessa área.
Condições básicas para massagem
Mas afinal oque é massagem? “Massagem é o termo usado para designar certas manipulações odos tecidos moles do corpo; estas manipulações são efetuadas com maior eficiência com as mãos e são administradas com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervoso, muscular e respiratório e sobre a circulação sanguínea e linfática local e geral.” (Beard, 1952)
O massoterapeuta tem que ficar atento aos aspectos éticos que regem sua profissão para que o paciente se sinta confiante. A limpeza do seu local de atendimento e a higiene pessoal do profissional que irá atendê-lo são fatores fundamentais, assim como, expor partes do corpo do paciente desnecessariamente deve ser evitado.
Os movimentos do massoterapeuta devem ser espontâneos e relaxados, isso passará mais confiança ao paciente e demonstrará o pleno conhecimento da técnica. Outro cuidado que o profissional deve ter, para não causar ferimentos aos pacientes, é não usar relógio ou joias no momento da massagem.
Também fazem parte das condições básicas para uma boa massagem:
- O conhecimento da anatomia superficial;
- A preparação das mãos;
- Conhecer as áreas das mãos usadas na administração da massagem;
- As posições mais comuns para tratamentos por massagem;
- A mesa de tratamento ideal;
- Como deve se posicionar o terapeuta em relação ao seu paciente;
- Os componentes essenciais para uma boa técnica de massagem.
Alongamento
“O alongamento muscular é um exercício natural destinado a relaxar os músculos antes e depois de uma atividade física mais intensa. De fácil execução e não competitivo, ele dá maior elasticidade aos músculos, tornando os movimentos mais fáceis e soltos. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele, e, portanto maior a sua flexibilidade.” (https://www.portaleducacao.com.br)
Mobilização Articular
A Mobilização Articular é uma técnica de terapia manual que tem como objetivo mobilizar superfícies para atingir determinado efeito terapêutico. São vários os benefícios da Mobilização Articular, entre eles estão a movimentação do líquido sinovial levando nutrientes para as partes avasculares das articulações, a manutenção da extensibilidade nos tecidos articulares e periarticulares e a inibição da ação de nociceptores superficiais e profundos através dos mecanoceptores articulares.
Os Movimentos da Massagem
São vários os movimentos usados durante uma sessão de massagem, entre eles podemos destacar o Deslizamento, que pode ser superficial ou profundo, o Amassamento, que tem por finalidade mobilizar as fibras musculares e outros tecidos profundos, o Pinçamento, que libera aderências das fáscias musculares, a Percussão, que se divide em Tapotagem, Pancadas e Cutilada, a Vibração, que são movimentos delicados de agitação ou tremor praticados com uma das mãos, e a Fricção, que são movimentos leves e localizados, realizados com as pontas dos dedos.
Componentes da Massagem
Para alcançar os objetivos desejados, os fatores que devem ser levados em conta na aplicação das técnicas de massagem terapêutica são: A direção do movimento, a intensidade da pressão, a velocidade e o ritmo dos movimentos, a duração e a frequência do tratamento.
Regras Gerais da Massagem
As regras gerais que todo massoterapeuta deve seguir: Conhecer anatomia, fisiologia e cinesiologia, trabalhar de maneira cômoda para si e para o paciente, ter resistência física, ter o poder de se concentrar no trabalho, ser paciente, simpático e muito cuidadoso.
Ambiente da Massagem
O espaço onde o massoterapeuta atende deve ser limpo, organizado e tranquilo para proporcionar o relaxamento do paciente e transmitir confiança para ele. Outros fatores importantes nesse quesito são: a temperatura do ambiente, o cuidado com a iluminação, o cuidado com a altura da maca e a cobertura do paciente.
Apresentação Pessoal do Massoterapeuta
O massoterapeuta é um profissional da área da saúde e por isso deve sempre estar com o uniforme limpo e bem cuidado, ter as mãos limpas e as unhas aparadas, como já abordamos anteriormente, não usar relógio e joias na hora da massagem, para evitar arranhar a pele do paciente, sua aparência e asseio corporal tem que ser impecável.
Outro fator importante, em tempos mais frios o massoterapeuta deve sempre aquecer as mãos antes de tocar o corpo do paciente.
Efeitos Fisiológicos da Massagem
Os efeitos mecânicos da massagem dão origem a uma série de efeitos fisiológicos importantes.
A manipulação da pele e dos tecidos subjacentes exerce um efeito considerável no fluxo sanguíneo e linfático nos tecidos tratados.
Exemplos: Aumento da circulação sanguínea e linfática; Aumento do fluxo de nutrientes; Remoção dos produtos catabólicos e metabólicos; Estimulação do processo de cicatrização; Resolução do edema e hematomas crónicos; Aumento da extensibilidade do tecido conjuntivo; Alívio da dor; Aumento dos movimentos das articulações; Facilitação da atividade muscular; Estimulação das funções autonómicas; Estimulação das funções viscerais; Remoção das secreções pulmonares; Estímulo sexual; Promoção do relaxamento local e geral.
...