A Matemática e suas aplicações nas Ciências Naturais .
Por: metilamina • 23/10/2017 • Trabalho acadêmico • 758 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
A Matemática e suas aplicações nas Ciências Naturais
A matemática é uma das principais e pioneiras ciências estudadas pelos antepassados. É impossível prever sua origem pois não há registros de quando ela tenha surgido. Alguns cientistas afirmam portanto, que isso se deve ao fato da matemática ser precursora à escrita, sendo impossível haver registros do surgimento desta ciência.
Mas mesmo assim os cientistas tem uma opinião formada sobre a principal causa do surgimento da matemática. Ela surgiu devido ao fato da necessidade do ser humano em demarcar suas propriedades, somar pertences e ainda se orientar no espaço de tempo.
Estudos sobre sociedades primitivas apontam para um princípio de que as primeiras operações matemáticas progrediram principalmente em áreas de civilizações urbanas e com condições econômicas evoluídas.
Dentre os estudos antigos da ciência se tem como pioneiros nestes estudos os egípcios e mesopotâmicos, sendo que os primeiros dedicavam-se as técnicas de medidas e aritméticas, e os segundos dedicavam-se ás operações básicas como adição e subtração.
Até a idade média tinha-se apenas um conceito geral sobre a matemática. Ela fazia parte de um grupo maior conhecido como o grupo das ciências Naturais. Neste grande grupo estavam inseridos a Química, a Física, a Biologia e a Astronomia.
O primeiro cientista a propor a classificação das ciências em grupos distintos foi Aristóteles, que dividiu o grupo das ciências Naturais em Cosmologia( Matemática, Química e Física) e Fisiológicas( Biologia, Médica e Botânica).
Hoje temos a matemática como uma ciência considerada exata, trabalhando em conjunto com a área da química e física. Observando a grande área das exatas em que temos enquadrada a matemática, vemos que ela está diretamente ligada `as outras áreas, como a física e a química principalmente, pois muitas teorias químicas e físicas são baseadas diretamente em pensamentos e lei matemáticas.
Ainda podemos perceber que a ligação da matemática com a química e a física vai muito além de teoremas e fórmulas. Se pegarmos a física, por exemplo, temos os teoremas elaborados por Albert Einstein, que foi na verdade um matemático e grande físico elaborando o teorema da relatividade totalmente baseado em suas conclusões matemáticas.
Ainda podemos observar as leis de Lavoisier, referentes a conservações de massa em uma reação química. Todos seus experimento e fórmulas também estão diretamente ligados á cálculos matemáticos. A estequiometria, que trata da quantidade e molaridade de uma solução preparada, é cálculo matemático puro.
Na Biologia temos a genética, que está para a matemática assim com a física e a química, onde temos probabilidade e combinações que envolvem genes e cromossomos no DNA de seres vivos. Podemos citar ainda os teoremas de evolução onde são aplicados cálculos para o cálculo aproximado de idade dos fósseis.
Analisando as ciências naturais vemos que a matemática tem um forte vínculo com a área da física, pois vemos que todos os conceitos da matemática podem ser inclusos nos conceitos físicos, e podemos constatar também que a grande maioria dos grandes físicos da modernidade eram na verdade mestres matemáticos.
...