A Mente Humana e o Computador
Por: thiago.pinho • 3/4/2018 • Trabalho acadêmico • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 303 Visualizações
IHC – Mente Humana e o Computador
06/03/2018
Como avaliar um projeto de IHC? Funcionalidades > métricas > usuário
Interface - a Cara do sistema, o físico (Áudio, Tátil, Visual)
O primeiro contato determina o que o usuário entende sobre o sistema
O usuário acredita que o sistema é a interface
Interação – comunicação entre usuário e sistema (O Objetivo da ferramenta diz qual tipo de perspectiva que é)
Sistema - Não tem liberdade, o Sistema te limita fazendo o Usuário agir como sistema
(Eficiência de rapidez/Dificuldade de aprendizado)
Parceiro de Discurso – Sistema se passa por um Humano
(Fácil de usar/ Dificuldade de conhecer limitação)
Ferramenta - Word, BlueJ, Unity3d
Mídia – Auxiliar comunicação com outros Usuários
(Whatsapp, Facebook)
Affordance – Relação entre um usuário especifico e um sistema(ARTEFATO) especifico.
Entendimento do usuário com base na interface, o affordance vai se alterando de acordo com as interações, tem a ver com familiaridade
13/03/2018
Qualidade em IHC
Usabilidade –
Experiencia do Usuario
Facilidade de aprendizado – tempo e esforço – para não especialistas
Facilidade de Recordação – lembrar como interagir com a interface – caixa eletrônico
Eficiência – tempo para cumprir uma tarefa
Eficácia – êxito ao cumprir uma tarefa
Segurança no Uso – Não deixar o usuário perder ou estragar dados, evidenciar a segurança para o usuário
Satisfação do Usuário -
Acessibilidade
Está relacionado com a capacidade de o usuário acessar o sistema para interagir com ele, sem que a interface imponha obstáculos, é a flexibilidade proporcionada para o acesso a informação e interação.
20/03/2018
TL
Psicologia
Leis de Hick-Hyman - tempo de reação de escolha
Relaciona o tempo que uma pessoa leva pra tomar uma decisão com um número possíveis de escolhas que ela possui. De forma binária, caso não esteja organizado inteligivelmente levara o tempo linear.
Leis de Fitts – Capacidade de processamento de informação
Tempo que leva para apontar até o objetivo alvo, distancia da mão até o objetivo alvo, sendo que o tamanho do objetivo alvo importa
Psicologia cognitiva aplicada –
Perceptivo – De onde vem a entrada
Motor - Saida
Cognitivo – Onde há o Processamento
Memória de trabalho – Espaço pequeno e atual, Curto prazo
Memória de Longo Prazo –
Processador humano de informação
Chunk – Grupo de símbolos
Associação a outras coisas conhecidas
Princípios de Gestalt
Capacidade de identificar padrões:
Proximidade: Proximidades em elementos visuais são percebidas, mesmo com objetos distintos, ex: quebra-cabeça
Boa Continuidade: Traços contínuos > contornos
Simetria: Objetos simétricos > assimétricos
Similaridade: Semelhantes são percebidos como grupais
Destino Comum: Mesma direção de movimento como grupais
Fecho: a mente tende a completar figuras quase completas
Região Comum: Região especial são percebidas como grupo, contorno
Conectividade: Conectados com um traço são percebidos como relacionados
Aula
IHC
Utiliza sistemática como diretriz
É necessário experiencia
27/03/2018
TL
Cognição Distribuída – Destaca a importância de se investigar como projetar representações que facilitem seu uso flexível, assim como as representações ativas que ajudam os usuários a enxergarem oq e mais relevante e ajudar na decisao
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