A Metodologia do Trabalho Científico
Por: Barbra Poly • 22/10/2017 • Resenha • 698 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
Este trabalho tem como objetivo expor a metodologia de um trabalho científico, que se baseia em alguns padrões estabelecidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com a intenção de normatizar todos os trabalhos. Assim, além de expor a metodologia, também ajuda a identificar os passos necessários para a elaboração do texto científico, visando a redação do mesmo para o TIDIR (Trabalho Interdisciplinar Dirigido). O texto deve ser redigido evitando o uso da 1ª pessoa do singular e do plural (“eu” e “nós”), de preferência sucinto, claro e objetivo.
Após a captação do tema do trabalho a ser executado, o pesquisador deve usar instrumentos para encontrar respostas e soluções para o escopo escolhido. Para isso, podemos dividir essa busca em algumas partes, que serão organizadas nas estruturas abaixo mencionadas. Deve-se explorar o tema, conhecendo-o, buscando relatos, fatos e problemas, com levantamentos bibliográficos, entrevistas com profissionais, sites de internet, visita a instituições que fazem este trabalho acontecer; descrever o tema, fazendo o levantamento dos dados coletados na fase exploratória, realizando observações sistemáticas a respeito do processo escolhido; explicar o tema visa explicar a ideia central defendida pelo autor, transmitindo assim uma posição única sobre o problema imposto.
Na estrutura do trabalho, serão exibidos: os chamados elementos pré-textuais todos os elementos que contém informações e ajudam na identificação e na utilização do trabalho: 1º Capa (obrigatório): Nome do autor na margem superior, fonte 14, centralizado na página o título do trabalho, na fonte 16, maiúsculo, negrito, a instituição e cidade, em diferentes linhas, na fonte 14, negrito, centralizado e letras minúsculas e maiúsculas; 2º Contracapa (opcional): serve para proteger a última folha do trabalho, é opcional e permanece em branco., 3º Folha de Aprovação (obrigatório), 4º Dedicatória (opcional), 5º Agradecimentos (opcional): a todas as pessoas que ajudaram em no trabalho, 6º Epígrafe (opcional); 7º Resumo em Língua Nacional (obrigatório), 8º Resumo em Língua Estrangeira (obrigatório), 9º Sumário (obrigatório).
São caracterizados elementos textuais: a Introdução: sua função é apresentar o trabalho, seguindo frases sucintas e objetivas de como ele foi elaborado: objetivo, métodos e procedimentos seguidos, o Desenvolvimento: parte principal do texto, descrevendo com detalhes a pesquisa e como foi desenvolvida, e a Conclusão: é a síntese dos resultados do trabalho e tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.
Elementos pós-textuais se referem a elementos de relação direta com o trabalho, mas, que costumam ser apresentados no final do trabalho, para não torna-lo mais denso, temos como exemplos: Dentre os elementos pós-textuais podem ser mencionados: as referências, o glossário, o apêndice, o anexo, o índice. Dentre os elementos pós-textuais, destacam-se: as referências (obrigatório) e o anexo (opcional). Referência bibliográfica é a relação dos documentos que foram efetivamente utilizados na redação do trabalho, todos os documentos listados devem obrigatoriamente estar citados e bibliografia é a relação dos documentos que foram lidos, porém não foram efetivamente utilizados na redação do trabalho, pode-se considerar como literatura sugerida ou leitura complementar. Devem estar em um formato semelhante a este quando a fonte for da internet: MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comércio eletrônico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponível em:
...