A Observação de Criança de 5 anos
Por: vanusamichelle • 1/4/2019 • Relatório de pesquisa • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 364 Visualizações
FMU
Curso de Psicologia
1° Semestre
Alex Santana da Silva
Criança de 5 anos: Observação
São Paulo
2016
1° Semestre
Alex Santana da Silva
Criança de 5 anos: Observação
Trabalho apresentado para a matéria
Psicologia do Desenvolvimento I:
como nota de Avaliação Continuada.
Orientador: Profa Lia Pinheiro
São Paulo
2016
SUMÁRIO
- Introdução
- Questões de ordem prática
- Questões de ordem teórica
- Questões teórico-práticas
- Conclusão
- Referências bibliográficas
Anexos
Introdução
Neste Trabalho iremos apresentar a observação realizada com uma criança de cerca de 5 anos de idade e iremos comparar a observação com as teorias de Sigmund Scholmo Freud sobre o desenvolvimento psicossexual. Que classifica o desenvolvimento psicossexual em 4 fases, a fase oral, a fase anal, a fase fálica e fase genital.
Iremos focar nas fases anal e fálica, na qual pertence a criança observada pelo grupo.
Questões de ordem prática:
Abaixo apresentamos a observação da criança.
A criança observada está brincando com seu irmão acompanhada de uma moça mais velha na área de lazer de um prédio. A criança é um menino que aparenta ter entre 4 a 6 anos, cabelo loiro, pele branca com cabelo liso e olhos marrons; usa uma camisa com desenhos animados estampados uma calça de moleton beje além de um sapatinho azul.
O menino está brincando com bonequinhos e de plástico com o irmão e a acompanhante. A criança grita com uma voz fina e diz: “O Batman é meu!” e repete isso por três vezes em poucos segundos. Após espalhar 8 bonecos no chão, ele com ajuda dos outros dois levantam todos os bonecos e começam a lutar, batendo um boneco no outro. O menino, faz sons onomatopícos como “POw pzzz TCxx”e começa com o boneco do Batman preso em suas mãos a bater em todos os outros bonecos derrubando todos no chão novamente. O jovem ainda bate o próprio boneco no chão durante a brincadeira. O irmão, diz que eles precisam organizar a batalha, mas o menino só fica com o boneco do Batman na mão, não pega qualquer outro e não responde ao que o irmão diz. Enquanto o irmão e a acompanhante fazem fileiras com os os outros bonecos o jovem apenas fica fazendo sons onomatopicos ajoelhado no chão do lado esquerdo do irmão e de frente para a acompanhante.
O irmão, entrega mais 2 bonecos para o menino e diz que aquela é sua equipe e que eles vão “lutar contra a equipe da Sil” ( nome da acompanhante) . O menino fixa o olhar para os bonecos e quando o irmão da o comando ele bate os mesmos que estava segurando nos 2 bonecos mais próximos a acompanhante. O menino diz atacar! Atacar! Atacar! E depois bate no boneco do irmão e joga um deles para longe e diz “o Robo vai voar!!”
Depois o Menino se levanta e corre pelo espaço com o Batman na mão pisando firmimente e dando risada. O irmão, se levanta e corre atrás dele falando “vou pegar o Batman”. Os dois então, começam a correr em círculos até que o jovem começa a gritar pela acompanhante chamando “Sil!” “Sil”e tentando se esconder atras da acompanhante que estava observando tudo. O individuo observado então agarra a calça da acompanhante ( perna esqueda) sem soltar o boneco que estava na mão direita e fica agaichado enquanto o irmão tenta pegá-lo dizendo com voz fina “ me protége ele quer roubar meu Batman”, “o Batman é só meu, é só meu!”
Após isso, a acompanhante acalma os jovens e entreteu o irmão num jogo de tabuleiro.
Enquanto isso, o observado se ajoelha no chão e começa a brincar sozinho com alguns bonecos acompanhando os movimentos dos brinquedos com o seu corpo. Ele se deita no chão fazendo sons onomatopaicos e colide os bonecos e diz diversas frases sozinho: “O Batman vai vencer você”, “Eu sou mais forte que você Coringa””vou salvar a cidade de você e proteger essa casa”. A cada Colisão os menino produz sons e em alguns momentos Rola no chão.
A acompanhante interrompe e diz que está na hora de subir porque a vovó chegou. O jovem então recolhe os bonecos com velocidade colocando-os numa caixa e vai embora de mãos dadas com a acompanhante.
Questões de ordem teórica:
Sigmund Scholmo Freud, o teórico usado para aplicar nossa observação, foi um médico neurologista e criador da psicanálise. Ele acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, conhecida como libido. Para ele essa evolução pisicossexual ocorria nas etapas de acordo onde a libido está mais concentrada, vamos utilizar nesta observação a fase anal, onde ele exemplifica o prazer da criança ao controlar sua defecação e a fase fálica que é demonstrada pela manipulação dos órgãos genitais.
...