A PRÁTICA EDUCATIVA
Por: babi2022 • 15/11/2022 • Trabalho acadêmico • 409 Palavras (2 Páginas) • 76 Visualizações
[pic 1]
PRÁTICA EDUCATIVA
A organização do trabalho através de um plano, uma programação que detalhe a organização do espaço, do tempo, dos materiais e das interações entre a criança e o mundo, entre os adultos e as crianças, entre as crianças e as outras crianças.
1. Dados de Identificação
1.1 Estagiário/a: Marcia Lopes
1.2 Local: C.E.I Norma Berneck Data: 01/06/2022
1.3 Modalidade do Estágio: Educação Infantil
1.4 Professor Regente: Zenaide Ramos da Fonseca
1.5 Professora Orientadora: Chrizian Karoline Oliveira
2. Proposta a ser desenvolvida
Brincadeiras na frente do espelho.
3. Objetivos de Aprendizagens
- Familiarizar-se com a imagem do corpo
-Trabalhar imitações, gestos e expressões.
-Construir a identidade
4. Estratégias
Esta aula acontecerá na sala onde as mesas serão arredadas ficando um espaço melhor para a locomoção e movimentos das crianças. A aula terá duração de uma hora.
Os primeiros momentos da atividade vão ser feitos em frente aos espelhos, sempre estimulando a observação e incentivando os pequenos a observar a própria imagem. Tocarão diferentes partes do corpo. Por exemplo brincadeiras como balançar os cabelos, levantar os ombros e cruzar os braços. Estimulando-os a imitar os gestos dos colegas: Vejam a careta do João! Vamos fazer igual?
O segundo momento vai acontecer com canção popular (Caranguejo Não É Peixe, Cabeça, Ombro, Perna e Pé etc.) onde serão abordadas partes do corpo. O objetivo é se aventurar em novos gestos e imitar os colegas. Para dar continuidade as atividades trarei outra canção chamada seu-mestre-mandou. Com todos em pé, darei os comandos: Cruzar as pernas! Ajoelhar-se! A cada posição, estimulando-os a se observar e testar possibilidades de movimento. Para continuarmos tem as brincadeiras com expressões faciais, mostrarei cartazes com diversas fisionomias onde a garotada faça caretas variadas. Para finalizar a nossa aula trarei a brincadeiras do faz-de-conta onde cada um vai escolher se quer brincar de casinha, fantasiar-se ou maquiar-se. Com novas possibilidades de acessórios e de brincadeiras.
5. Recursos
Dois espelhos grandes (presos à parede), cartazes com fotos de diferentes expressões faciais retiradas de revistas ou da internet, aparelho de som, fantasias, bijuterias, chapéus, maquiagem infantil e colchonete.
6. Avaliação
Observa-se que houve concentração, interação com o espelho e com os colegas e exploração dos gestos e materiais.
7. Bibliografia
file:///C:/Users/Desktop/Downloads/brincadeiras-na-frente-do-espelhopdf.pdf
...