A PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR PCC
Por: Deusaide Gonçalves • 27/5/2022 • Trabalho acadêmico • 743 Palavras (3 Páginas) • 473 Visualizações
UNIP/EAD – Polo de Nova Xavantina/MT
ALUNO: JEVERSON DA CRUZ - RA 1859891
PRATICAS COMO COMPONENTE CURRICULAR: Participação em fóruns
PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
O tema proposto é baseado numa concepção pratica de ensino, a partir desta atividade escolheu a habilidade locomotora e o movimento escolhido foi o Skipping: - Corrida tocando o calcanhar, - Passada ântero posterior; alongamento de coxa, - alongamento posterior da coxa. Para esta habilidade escolheu dois participantes de idades distintas, participante A com 10 anos e participante B com 32 anos.
Durante os exercícios pode – se perceber houve dificuldade em um dos participante, ao correr tocando o calcanhar o participante B se cansou mais rápido, já participante A teve maior facilidade de desenvolver o exercícios.
O participante B teve maior dificuldade, mesmo já praticando atividades físicas quando criança atualmente não faz nenhuma atividade física, por isso se queixou de ter dificuldades no controle da respirar e cansaço. Já o participante A disse que faz natação três vezes por semana e por se tratar de ser criança, anda de bicicleta de skate, brinca com os amigos de correr, com isso contribui parar que ele tenha um preparo para desenvolver a atividade e consequentemente um preparo físico melhor sendo assim ele teve mais facilidade, não se cansou rápido e teve um bom controle da respiração.
Portanto os participante desenvolveram a atividade com êxito porem apresentaram resultados distintos
[pic 1]
Questionário
- Durante a execução da atividade proposta, foi possível não perder de vista a totalidade do corpo humano? Ou a compreensão do movimento foi realizada de maneira segregada? Explique sua resposta de acordo com os conhecimentos aprendidos na disciplina de corporeidade.
Durante a realização da atividade foi possível perceber a totalidade do corpo humano, a compreensão não foi realizada de maneira segregada, pois de acordo com a disciplina de corporeidade, a educação física está relacionada à ao movimento do ser, ou seja, na intencionalidade do homem de um ser corpóreo e motriz, tendo como abrangência as diversas formas de atividade físicas. Portanto a corporeidade se apresenta como uma proposta de superar a visão mecanizada fragmentada de uma unidade do ser humano.
- Faça uma relação entre o movimento executado pelos participantes e os exercícios no mundo antigo. Em qual contexto histórico você acredita que sua atividade se enquadrou? Justifique sua resposta.
O movimento executado foi um movimento locomotor, que é o correr, este movimento uma relação com a cultura da Grécia Antiga, pois os gregos se preocupava com o próprio corpo, sendo o exercício físico uma prática comum. Além disso os gregos realizavam vários jogos Olímpicos dentre eles pode – se descartar: corrida de pé simples e dupla, a corrida com armas, corrida simples.
- Caso uma criança, adolescente, adulto ou idoso tivesse quebrado a ulna (osso do antebraço) durante a atividade, quais atitudes você deveria tomar para proteger a integridade da vítima? Explique um passo a passo do seu atendimento para essa pessoa até sua chegada no hospital. Justifique a idade da vítima.
Por ser tratar de um idosa de 70 anos, primeiramente já ligaria para unidade de socorro, em seguida faria o diagnóstico visual observando o que aconteceu. Evitaria movimentar o local afetado. Segundo Imobilizaria o local sendo que o lugar fraturado não pode ser mexido e precisa ser imobilizado na forma que estiver. Por se tratar do antebraço tem que imobilizar as articulações de todo o membro. Portanto deve ser imobilizar, as articulações proximais e distais do membro ou região lesionados (antes e depois da fratura), procurando movimentar o mínimo possível a área afetada. Terceiro imobilizarei usando talas apropriadas ou, não havendo-as, podemos improvisar com pedaços de papelão dobrados, pedaços de madeira entre outros.
...