A PROGRAMAÇÃO PARA WEB.
Por: ermesonsantos • 17/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.490 Palavras (10 Páginas) • 159 Visualizações
3° Semestre[pic 1]
[pic 2]
ATPS
Programação
para Web
Professor :Rodrigo Mateus
Itapecerica da Serra – 2012
3° Semestre
[pic 3]
Programação
para Web
Etapas 1 e 2
- RA – Adriano 3° semestre
- RA – Douglas 2° semestre
- RA – Gildete 3° semestre
- RA: 2114200204 – Juliana Ap. R. M. dos Santos Camargo 3° semestre
- RA:– Marcela 3° semestre
- RA: – Thalita 3° semestre
ATPS de Programação para Web
Etapa 1
** Passo 1:
A importância da usabilidade em web sites
A usabilidade é a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta onde se realiza uma tarefa especifica e importante, também podemos falar que são técnicas que ajudam aos seres humanos a realizar tarefas em ambientes gráficos de computador nas páginas da web.
Para se construir um web site devemos sempre dispor de tecnologia e recursos humanos para realizar o projeto, todos os departamentos da empresa tem que estar integrados nesse projeto, verificar o anuncio do que vai vender, como vai vender e os produto em si e após a venda fidelizar o cliente com promoções e seguimentos.
Para tudo isso não pode esquecer-nos de alguns critérios essenciais para ter um web site como legibilidade, antecipação, autonomia, distribuição de cores, consistência, visibilidade e eficiência do usuário.
Legibilidade
Tem como propósito ver a qualidade tipográfica do testo, envolvendo detalhes que vão desde o melhor contraste até a utilização correta dos espaçamentos.
Se a legibilidade não for bem aplicada, a usabilidade pode ser comprometida, por isso devemos estar sempre atentos aos preceitos básicos da legibilidade na web como:
- Contraste: utilizar cores que possuam um bom contraste entre o texto e fundo.
- Serifas: que são detalhes de tipografias que devem ser definidos pelos monitores para não prejudicar a legibilidade.
- Tamanho e Entrelinhamento: essa é uma das principais preocupações onde o texto tem que ser legível e o tamanho adequado para pagina daquele web site.
- Alinhamento: deve ser bem usado para proporcionar uma organização definida dos parágrafos.
Antecipação
Para facilitar a antecipação da experiência de uso devemos definir os limites e as regras de comportamento e de ação no ambiente de cada interface onde as realizações dessas tarefas pertencem ao usuário. Onde devemos:
- Prover baixo tempo de download para a interface e imediata percepção de valor aos usuários, de modo que as chances de permanecerem nas páginas aumentem.
- Oferecer suporte à navegação e ao uso, por meio de mensagens claras e objetivas.
- Facilitar o aprendizado de uso, de modo que o usuário possa usar o site sem precisar de aprendizado formal.
- Informar o usuário as tarefas a realizar, como o download de um arquivo, uma compra de produto, o carregamento na tela de um arquivo muito grande.
- Permitir a reversibilidade das ações, para q o usuário possa explorar o site, e caso erre o caminho ou desista da tarefa, volte à etapa inicial.
- Incluir pequenos resumos próximos aos links, para ajudar os usuários a entender a antedecipar o conteúdo da página relacionada.
- Incluir links relacionados que facilitem a localização de assuntos no site todo, independentemente da sua estrutura.
Autonomia
É o equilíbrio entre o que o usuário procura em um site e o que espera que ele procure, onde a prioridade fica com a satisfação da demanda do usuário, para que estas pessoas sintam maior conforto na experiência de uso, é importante não incluir nas interfaces elementos cujo uso não seja muito simples ou autoexplicativo. Onde o aprendizado imediato da interface deve ser uma preocupação permanente dos desenvolvedores web.
Nunca podemos esquecer de alguns fatores em relação à autonomia de ação dos usuários:
- Colocar condições que fornecem a adaptação dos usuários para que a tarefa seja realizada corretamente, exemplo disso é quando se realiza uma compra online devemos preencher formulários e se estiver incompleto o sistema deve avisar os dados estão incompletos e o processo não deve ser consumado.
- Grau de familiaridade do usuário médio do site com o uso da internet e suas ferramentas, sempre considerar o uso por usuários novatos, mas também por especialistas, usuários ocasionais, frequentes, crianças, idosos, pessoas com deficiências físicas, etc.
- Adaptação da interface às condições físicas ou de acesso do usuário, onde poderá ter a possibilidade de aumentar o corpo de letra dos textos ou se adaptar o layout da tela.
- Clareza da localização das páginas de abertura das seções principais em relação à página principal.
- Orientação visual dos percursos a seguir, dos caminhos percorridos e pontos de chegada, onde tem que haver um caminho para chegar a uma informação,um mais curto e outro mais detalhado.
- Sinalização visual dos pontos onde os usuários devem permanecer mais tempo, onde isso ajudam o usuário a achar as informações que esta procurando.
...