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A Perspectiva é a representação gráfica dos objetos tridimensionais

Por:   •  10/6/2015  •  Artigo  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  1.273 Visualizações

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PERSPECTIVA

Definições e História

A palavra perspectiva deriva-se da expressão Latina “ perspicere” que significa “ ver através de”, é este significado básico da perspectiva o ponto de partida para vearias definições.

Perspectiva é a representação gráfica dos objetos tridimensionais. É uma técnica utilizada para representar objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais. Quando olhamos para um objeto, temos a sensação de profundidade e relevo. As partes que estão mais próximas de nós parecem maiores e as partes mais distantes aparentam ser menores.

A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele é visto pelo olho humano, pois transmite a idéia de três dimensões: comprimento, largura e altura. O desenho, para transmitir essa mesma idéia, precisa recorrer a um modo especial de representação gráfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as três dimensões de um objeto em um único plano, de maneira a transmitir a idéia de profundidade e relevo.

Assim, a perspectiva é uma técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão.

Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no renascimento que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga.

A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e XVI, a partir das investigações de Filippo Brunelleschi (1377-1446), arquiteto e escultor florentino - pioneiro no uso da técnica. Auto-nomeado arquiteto humanista, acrescentou os seus dons naturais (experimentalismo, originalidade e capacidade técnica), um insistente interesse pelos estudos da perspectiva. Sua visao formal estabelece a distinção entre plano e espaço. E, atuando sobre uma superfície geometrizada, experimenta o desenho tridimensional. Assim nasce a perspectiva: a representação da realidade visível nas suas três objetivas, inerentes e indispensáveis dimensões de altura, largura e profundidade. Para ele, a perspectiva seria a maneira mais legítima de pensar em três dimensões. Quase isoladamente é o responsável pela escoberta de um novo código que transforma a inteireza do universo visual, projetando e instituindo uma nova intervenção no universo. Para Brunelleschi, perspectiva é a total resolução da realidade figurative; é harmonia, é forma, plasticamente perfeita. É espaço moderno, descoberto e inventado por ele.

Escrito originalmente em latim - De Pictura -, o tratado Della Pittura (1435) de Leon Battista Alberti (mais importante teórico da Renascença, o pintor, escultor e arquiteto . 1404 - 1472), é a primeira descrição sistemática de construção da perspectiva. A partir daí a nova ciência da perspectiva é colocada em prática por uma série de artistas. Masaccio (1401-1428) é considerado exímio na aplicação das conquistas científicas à arte da representação. Além dele, outros artistas importantes da época exercitam as potencialidades da nova técnica, dentro e fora da Itália: Piero della Francesca (ca.1415-1492), Leonardo da Vinci (1452-1519), Albrecht Dürer (1471-1528) etc.

A perspectiva, magistralmente praticada pelos artistas do Renascimento, torna-se um dos fundamentos mais importantes da pintura européia até meados do século XIX.

Um pouco mais de história…

2.800 a.c, no Antigo Egito a representação do espaço tridimensional resumia-se a fazer as coisas mais próximas aparecerem maiores e os objetos mais afastados serem desenhados em tamanho menor.

Na Grécia já se conheciam, pelo menos, as regras elementares da perspectiva. Euclides, matemeaico e geômetra, escreveu lum livro sobre perspectiva. Com o passar dos anos a perspectiva deixou de ser usada, provavelmente, por desconecimento.

No Renascimento, em fins do século XV, pintores italianos vão, pouco a pouco, estabelecendo a teoria da perspectiva.

A arte moderna - cujo trajeto no século XIX acompanha a curva definida pelo romantismo, realismo e impressionismo - se caracteriza por uma atitude crítica em relação às convenções artísticas, entre elas, a perspectiva.

O emprego livre de cores vivas, as pinceladas expressivas e a nova concepção da luz recusam as normas da arte acadêmica, o que já se observa em artistas românticos como Eugène Delacroix (1798-1863). O questionamento com os temas clássicos, defendidos pelas academias de arte, vem acompanhado na arte moderna pelo abandono das tentativas de representar ilusionisticamente um espaço tridimensional sobre um suporte plano. A consciência da tela plana, de seus limites e possibilidades, inaugura o espaço moderno na pintura, o que se verifica decisivamente na obra de Éduard Manet (1832-1883). É com o impressionismo que a crise da perspectiva anunciada anteriormente se agoniiza.

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