A discussão interdisciplinar de conceitos para o diagnóstico de psicose intervenção filosófica perspectiva histórica, ajudando a classificar e explicar interdisciplinar do objeto
Pesquisas Acadêmicas: A discussão interdisciplinar de conceitos para o diagnóstico de psicose intervenção filosófica perspectiva histórica, ajudando a classificar e explicar interdisciplinar do objeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miscelene • 15/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.328 Palavras (6 Páginas) • 517 Visualizações
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE
FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE NAZARÉ DA MATA - FFPMN
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
MISCELENE MARIA DA SILVA
RECIFE/2010
MISCELENE MARIA DA SILVA
ATIVIDADES PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA
DE EDUCAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE
Trabalho apresentado à Universidade de Pernambuco, como requisito parcial para obtenção de nota relativa à disciplina de educação e interdisciplinaridade, ministrada pelo Prof. Iraquitan J. l. Ribeiro.
RECIFE/2010
INTRODUÇÃO
O conjunto das atividades abaixo relacionadas tem o objetivo de discutir conceitos interdisciplinares para intervenção de diagnostico psicopedagogico dentro de uma perspectiva histórico filosófica, ajudando a classificar e explicar o objeto da interdisciplinaridade.
O referido trabalho encontra-se dividido em duas partes. A primeira trata de uma sequência de atividades construídas individualmente, as quais versam sobre pensamento complexo, reflexão acerca das competências e habilidades e dinâmicas com o objetivo de construir uma visão de futuro e desenvolver nossa anaminese. A segunda parte, construída de forma coletiva, aborda sobre os conceitos de indivíduo, sujeito, pessoa e cidadão, à luz da filosofia, psicologia, antropologia, sociologia e do senso comum.
Ademais, vale ressaltar que no encontro de nossas aulas foram discutidas os conceitos filosóficos positivistas, estruturalismo, funcionalismo, fenomenalismo, existencialismo, dialética, sistemismo e complexidade.
1. Atividades Individuais
1.1. Questões para reflexão – Competências e Habilidades (anexo).
1.2. Dinâmicas
1.2.1. Projeto de Vida – Visão de Futuro
A presente dinâmica foi realizada em sala de aula, a partir da projeção de nossa imagem numa folha, com o objetivo de descrevermos a nossa visão de futuro.
No decorrer do construto de nossa visão de futuro, foi-nos solicitado que colocássemos, por ordem de grandeza, o que queremos conquistar, onde essa conquista estaria relacionada à razão. Depois descrevemos, também por ordem de grandeza, três coisas que consideramos importantes em nossas vidas, o que estaria ligado à emoção. Relacionamos também o que esperamos do mundo e o que gostaríamos de proporcionar ao mesmo, e por fim com quem gostaríamos de estar quando tudo acontecesse.
A dinâmica foi de fundamental importância, pois nos levou a refletir sobre nossas conquistas e aquilo que queremos conquistar dentro de uma visão futura. Do mesmo modo nos ajudou a estar em constante exercício de descoberta de nosso eu, uma vez que nos permitiu perceber de forma impositiva ou não, se estamos dispensando nossas energias de forma direcionada para aquilo que é de fato importante e prioridade, proporcionando a refletirmos sobre nossas ações e emoções.
1.2.2. Caixa de Trabalho
Essa dinâmica foi desenvolvida em sala de aula com o objetivo de proporcionar a escuta e desenvolver a anamnese.
A caixa de trabalho seria de fato uma caixa onde o aprendente colocou dentro aquilo que achava que tinha uma representação importante na sua vida.
Cada apredente, apresentou sua caixa e o que havia dentro dela, descrevendo a importância que cada objeto representava em sua vida, de modo a trazer lembranças e emoções passadas e perspectivas a nível de presente e futuro.
A referida dinâmica, permitiu uma reflexão de nós mesmos de forma a resgatar fatos marcantes de nossa trajetória de vida, base para termos chegado onde estamos, e porque não, subsidio para pensarmos na continuidade de nossas conquistas. Ademais, ficou claro ao observarmos cada apresente descrever sobre seus objetos e a relação que estes tinham para sua vida, que embora tímido ou extrovertidos, falar de si mesmo e de suas conquistas, sabendo-se ouvido, representa algo prazeroso para o ser humano, pois os mesmos se sentem importantes, ou entendem que sua história de vida tem importância para outrem.
1.3. O pensamento Complexo e sua importância para a Psicopedagogia.
Após leitura do capitulo II – A complexidade do pensamento complexo de Edgar Morin, Emílio Roger e Raul Mota, descrever no quadro abaixo a definição de cada categoria do pensamento complexo.
Algumas categorias para a compreensão do pensamento complexo. Descrição
Incerteza É a ausência da certeza, considerando que não existe uma certeza generalizada ou fundamentadora, já que o conhecimento é inacabado e nos leva a caminhos incertos, é também acreditar na possibilidade que nos ajuda a caminhar.
Incompletude É o que não e completo nem certo. É o sentimento do inacabado e a compreensão de que é preciso percorrer os caminhos das possibilidades de construção de nossa realidade.
Multiplicidade É a intotalidade das coisas, mas que por outro lado percebe o mundo de forma global.
Complicação É quando algo foge ao controle, recolhendo a si mesmo, dificultando sua resolução imediata. É também o que pode ser considerado como inexplicável.
Dinamismo reflexivo Reorganização do conhecimento dentro do pensamento epistemológico considerando a lógica complexa dos sistemas observados.
Integração
É
...