TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Como Componente Curricular (PCC) Educação Fisica Graduação Plena

Por:   •  21/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

EDUCAÇÃO FISICA GRADUAÇÃO PLENA

QUINTO SEMESTRE

RA: 2004372

ALUNO (a): Laura Thallytt

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Educação Física Graduação Plena, quinto semestre, pólo de Colíder – MT como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina para Postagem do Trabalho de Pratica Como Componente Curricular (PCC). O objetivo desse trabalho é desenvolver tanto na teoria os conhecimentos estudados na disciplina de Medidas e Avaliações e com as demais disciplinas vinculadas no semestre, quanto o desenvolvimento do conhecimento na prática.

No ínicio da Prática de Componente Curricular (PCC), foi convidado para o projeto um adulto do sexo masculino, 24 anos de idade. Foi verificado nesse convidado o Indice de Massa Corporal (IMC) e da relação Cintura – Quadril (RCQ), os dados foram:

SEXO: Masculino;

IDADE: 24 anos;

ALTURA: 1,80

PESO:    93 kilos;

CINTURA: 107 cm

QUADRIL: 105,5 cm

O resultado do IMC do participante foi de 28.70, cujo tal está acima do peso ideal, sendo que para sua altura o peso ideal seria 65 a 82 kg. O resutaldo da  RCQ do participante foi de 1,01, com esse resultado tem ( alto risco para desenvolver doenças cardiovasculares)

a) A utilização do IMC para um indivíduo de 25 anos que é jogador de Voleibol (atleta) há 10 anos seria apropriada? Justifique. Resposta: Não, o IMC não é preciso na avaliação de todos os componentes. Não houve diferenças na massa corporal magra, massa corporal obesa ou massa óssea. Pois ao analisar o IMC e a circunferência da cintura de atletas dessa faixa etária, percebe-se que eles podem estar em risco. Peso e alto índice de gordura corporal.

b) Caso você necessite avaliar a força e a flexibilidade de um grupo de atletas juvenis de Voleibol, quais testes poderiam ser indicados e por quê?

Resposta: A força dos membros inferiores pode ser analisada por meio do teste de salto horizontal associado à dermatoglifia, ferramenta utilizada para observar as capacidades de movimento da potência muscular. Na avaliação da flexibilidade, o teste mais recomendado é o teste de sentar e alcançar, pois, é um teste que avalia o nível de flexibilidade dos membros inferiores e este teste é amplamente aceito devido ao envolvimento de grandes grupos musculares.

c) Como ocorre a análise e o controle da sobrecarga durante os treinos de Voleibol? Utilize os conhecimentos adquiridos na disciplina Biomecânica Aplicada ao Esporte para responder a essa questão.

Resposta: O voleibol é um esporte intenso, por isso o corpo dos atletas é constantemente testado. Portanto, é necessária uma preparação bastante intensiva para que os atletas se desenvolvam muito bem. A sobrecarga pode ser percebida pelo treinador através do desenvolvimento físico do atleta, caso ele pareça exausto, por isso necessita de tratamento especial. Um aumento regular e gradual na carga de trabalho permite um melhor desempenho. Esta reação é muito rápida no início e vai diminuindo à medida que a pessoa atinge níveis de desempenho cada vez melhores. A aplicação de uma nova carga de treino (aumento da PE apenas durante a utilização) depende da intensidade da carga anterior, da recuperação (anabolismo) e da recuperação prolongada (sobrecompensação).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com