A Questao Social
Monografias: A Questao Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: susej • 22/10/2014 • 1.801 Palavras (8 Páginas) • 275 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 4
3 EXPRESSÕES SOCIAIS 5
3.1 A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL 5
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social surge da importância da emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica e cultural, também dos problemas da sociedade capitalista. Surgem as classes sociais resultando nas alterações históricas, na condição de vida da sociedade brasileira. Assim a sociedade foi dividida em duas metades, necessitando de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletaria, dai surge aos assistentes sociais.
A questão social não apenas será representada pelas desigualdades sociais mas também pelo processo de resistência dos trabalho da população excluída. A partir disso, surgiram as manifestações de revoltas dos trabalhadores.
2 - SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL
No Brasil a base para o surgimento do Serviço Social foi o assistencialismo e os interesses da burguesia ligada à doutrina da Igreja Católica, que tinha por objetivo ampliar sua ligimitidade e poder político. O Serviço Social está claramente vínculados a fatos sociais, culturais e econômicos provindos do capitalismo.
No início do Serviço Social, no Brasil, o objeto definido era o homem, mas um homem específico: o homem morador de favelas, pobre, analfabeto, desempregado incapaz de transformar a sociedade. A expressão social prevalece na divisão de classes sociais, na divisão de trabalho, onde a maioria da população pertence a classe dos politeriados e apenas uma menoria à classe da burguesia.
3 - EXPRESSÕES SOCIAIS
A Questão Social são as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e do seu ingresso no cenário político da sociedade. Portanto a Questão Social é uma categoria que expressa a produção fundamental do modo capitalista de produção.
São expressões sociais: a fome, a miséria, o desemprego, as desigualdades sociais.
Nessa sociedade contraditória nós não vemos a questão social, vemos suas expressões. Assim a questão social apresenta nas suas objetivações, que sintetizam as prioridades do capitalismo.
3.1 A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL
No Brasil, a Questão Social, é um processo que ainda não aconteceu por completo. E isso se deve ao sistema colonial lá do inicio, que se baseou no trabalho escravo e na classe dos proleteriados.
No século XIX, começa as lutas pelas melhores condições de vida e de trabalho e assim, vai se alimentando a questão social no Brasil, a qual passsa a ser elemento de movimentos sociais.
Após o Pós – Guerra ocorre no Brasil, uma maior industrialização, com isso surge novas expressões da questão social. O poder público investiu no aumento da economia, houve avanços sociais em deferentes áreas como da educação, saúde, assistência social, mas isso aconteceu com políticas voltadas a classe trabalhadora incluída no mercado de trabalho, deixando de lado a classe dos menos favorecidos. Assim a principal expressão da questão social passa a ser a desigualdade social, pois os que necessitam de moradia, condições de vida fica a mercê de políticas sociais.
Na década de 80, com a mudança do modelo político e o aumento da desigualdade social é que os movimentos sociais reconquistam as lutas sociais e a questão social voltada a sociedade brasileira. A reposta mais marcante e importante frente as lutas sociais foi a Constituição Federal que garantiu os direitos sociais a população. Essa Constituição, possibilitou uma maior efetividade nas políticas governamentais em respostas às demandas sociais.
4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS
A manifestação de exclusão e muita pobreza, a ideologia de que isto é da natureza, a concentração de riqueza em mãos de menos pessoas, a contradição entre capital e trabalho ainda é bem presente no cenário brasileiro.
O dilema de um sistema, que por um lado, possui um reconhecimento avanços tecnológicos e produz benefícios, por outro, não resolve o problema da pobreza, pelo contrário, exclui cada vez mais a classe menos favorecida.
Engajar-se em programas de combate à pobreza, pode contribuir para melhoria da Questão Social hoje. O engajamento em ações cotidiana e imediatas não devem perder o horizonte, e preciso referi-la ao contexto de produção do capital, para que se possa oferecer condições para que o elemento da resistência possa se fortalecer.
È necessário projetos que sintetizam para um futuro que referencie cidadania e direitos.
REFERÊNCIAS
Almeida, Ângela Maria. Pensando a família no Brasil: da colônia à Modernidade, Rio de Janeiro. Edição. Cidade: Editora, Ano de Publicação.
Lamento, Marilda Viela e Carvalho, Raul – Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Cortez Editora, 2007.
Martinelli, Maria Lúcia. Serviço Social – Identidade e Alienação. Cortez Editora, 2007.
Notícia publicada na edição de 21/06/2013 do Jornal Cruzeiro do Sul.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL 4
3 EXPRESSÕES SOCIAIS 5
3.1 A QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL 5
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social surge da importância da emergência da Questão Social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica
...