Questão Social
Artigo: Questão Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valeria • 2/4/2013 • 2.846 Palavras (12 Páginas) • 1.650 Visualizações
QUESTÃO SOCIAL
Conteúdo
1.1 Compreendendo o Significado da Questão Social
1.2 A importância da questão social para a política pública
1.3 Questões Objetivas para o surgimento da Questão Social
1.4 Questões subjetivas para o surgimento da Questão Social
1.5 A importância da questão social pra a política publica
1.6 Expressões da Questão Social
Competências e habilidades
Esperamos que, ao final desta aula, você seja capaz de:
Identificar os fatores históricos, políticos, sociais e econômicos que determinaram o surgimento da questão social.
Compreender o que é questão social.
Reconhecer as expressões da questão social enquanto objeto de trabalho do Serviço Social.
1.1 COMPREENDENDO O SIGNIFICADO DA QUESTÃO SOCIAL
Para entendermos sobre “questão social”, iremos inicialmente definir a palavra questão e depois entender o que é questão social.
O QUE É QUESTÃO?
O termo questão sem o adjetivo social possui várias conotações:
Pode ser sinônimo de pergunta, interrogação problema, dúvida, como pode ser entendida como litígio, desavença, conflito;
Em matemática, pode ser entendido como pesquisa, procedimento cientifico, a enunciação de uma situação significativa que requer uma solução racional.
No dicionário Aurélio (2001 p. 611), encontramos a seguinte definição para a palavra questão:
1. Pergunta interrogação. 2 Tese, assunto, tema em geral, sujeito a meditação, estudo etc. 3 Desavença, discussão. 4. Demanda. 5. Ponto para ser resolvido, problema. 6. Ponto em discussão levado a justiça e submetido a decisão de um magistrado.
1
QUESTÃO SOCIAL:
Mas, quando falamos de “questão social” ela passa a ter outro significado, mais complexo e significativo. Vejamos, segundo Iamamoto, (2004, p.27).
Questão social apreendida como o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que tem uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos mantém privada, monopolizada por parte da sociedade.
Quer dizer, que a questão social faz parte de um sistema capitalista de produção, que envolve sujeitos, que vivenciam desigualdades, que participam das relações sociais, que produzem, transformam a natureza e a si mesmo, geram lucro e vivenciam desigualdades.
Segundo Netto, (2001 p.42) “a expressão “questão social”, tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção”.
As desigualdades sociais já foram registradas em outras épocas mais remotas, mas era nova essa dinâmica da pobreza generalizada. A pobreza crescia da mesma maneira que era capaz de produzir mais bens e serviços, assim como aumentava os seu contingente de pessoas, que alem de não terem acesso efetivo a tais bens e serviços, viam - se despossuídos das condições materiais.
A pauperização designou-se como “questão social”, pelo inconformismo desta população contra a burguesia, configurando uma ameaça real as instituições sociais vigentes. A questão social expressa, portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, midiatizadas por relações de gênero, características étnicas raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal. Esse processo é denso de conformismo e rebeldias, forjados ante as desigualdades sociais, expressando a consciência e a luta pelo reconhecimento dos direitos sociais e políticos de todos os indivíduos sociais. (Iamamoto, 2001 p. 17).
Portanto, através das condições de opressão que a classe trabalhadora sofria, devido às novas condições de trabalho, que a questão social surge como uma necessidade social problematizada por atores estratégicos – o pauperismo das massas trabalhadoras, no sec. XIX necessidade.
A questão social, segundo Mota ( 2008 p. 21), se refere as situações vividas pela população:
As condições de vida e trabalho do enorme contingente de pessoas que vivem à margem da produção e do usufruto da riqueza socialmente produzida são reveladoras de que a desigualdade social é inerente ao desenvolvimento do capitalismo e das suas forças produtivas.
Assim, compreendemos que as manifestações da questão social devem ser explicadas baseadas no confronto de interesses contraditórios que acarretam como consequências as desigualdades sociais.
Segundo Wanderley ( 2000), o núcleo da questão social é fruto da desigualdades e injustiças que se estruturaram na realidade, causados pelas desarmonia na relações
2
sociais em todos os níveis e dimensões, expressas principalmente, pela concentração de poder e riqueza em determinados setores e classes sociais,e pela pobreza e opressão de outros setores e classes, que refere-se a maioria da população. Pobreza que vem crescendo nas ultima décadas, com algumas alterações, mas que não mudam a estrutura social.
Questão social como diz Castell (1998) é um desafio que interroga,questiona, põe em questão a capacidade de a sociedade existir por relações de integração. É a ameaça do rompimento dessas relações que se manifesta por meio de conflitos de interesse.
O desafio que constitui uma ameaça de ruptura tem dois elementos fundamentais:
Estrutural: que independem da ação política de sujeitos.
3
Históricas:
...