A Questão Social
Exames: A Questão Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DBAA • 29/10/2014 • 1.666 Palavras (7 Páginas) • 335 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
A QUESTÃO SOCIAL
Sobral/CE
2013
A QUESTÃO SOCIAL
Trabalho elaborado para a disciplina Portfólio Individual da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, com o objetivo de obtenção de conceito, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosofia.
Orientador: Prof. Santiago
Palmares/PE
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO .............................................................................................. 4
2. A QUESTÃO SOCIAL .................................................................................. 5
2.1 A QUESTÃO SOCIAL NO INICIO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL....6
3. A FUNCIONALIDADE DAS ONGS ............................................................. 11
3.1 A QUESTÃO SOCIAL NA ATUALIDADE .............................................. 13
4. CONSIDERAÇOES FINAIS ....................................................................... 14
5. REFERÊNCIAS ........................................................................................... 13
1. INTRODUÇÃO
A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação do Terceiro Setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. Um profissional que lida diretamente com as questões sociais é o Assistente Social, que trabalha nesta tensão entre produção da desigualdade e produção da rebeldia e da resistência.
A questão social é muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.
2. A QUESTÃO SOCIAL
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, sequestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro, muitas pessoas encaram a questão social como uma responsabilidade exclusiva do governo. Contudo, os problemas que surgem na sociedade são muitas vezes fruto de carências materiais e intelectuais, ou seja, da pobreza. Sendo que a pobreza é vista como uma causa individual, deve por isso ser da responsabilidade de cada um.
Portanto, a questão social reflete conforme análise de Cerqueira Filho "o conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs ao mundo, no curso da constituição da sociedade capitalista" (apud Cardoso, 2000, p.80). É evidente que, essa questão esta conjunta deste seu surgimento com o conflito e a contradição existente entre o capital e o trabalho.
A concepção de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, é uma categoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção. A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77): ” A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão”.
2.1 A QUESTÃO SOCIAL NO INICIO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social. Para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão no Brasil,
...