A REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL
Por: mauricioquichaba • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 248 Visualizações
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL
BRUMADO
2012
Patrícia Meira da Silva – RA 1209314
Tarcísio Pires de Souza – RA 1205068
Thaiane Quelle Dias Santos – RA 1211970
William Vieira de Souza – RA 1204929
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL
Trabalho apresentado à Disciplina Prática de Ensino Introdução a Docência, sob orientação do Prof. Wanderlei Sérgio da Silva, Licenciatura em Matemática à Distância da Universidade Paulista – UNIP. Como pré - requisito para obtenção de créditos, referente ao 1º bimestre 2012.
Centro Associado – Pólo Brumado.
BRUMADO
2012
REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO ATUAL
Sendo a educação o princípio transformador na vida do sujeito fazem-se necessárias algumas reflexões sobre o ato de educar, ou seja, como educar, para que educar e a quem educar. Todavia estes questionamentos são feitos todos os dias no contexto educativo, por pais, professores, diretores, enfim por aqueles que trabalham com a ação educativa seja na educação formal ou informal.
Contudo, é notório salientar que a escola é um espaço de formação e informação, tudo que acontece entre seus muros é de importância fundamental para os alunos. Não apenas o que os professores ensinam, mas o tipo de aprendizagem que parte dos próprios estudantes interessa na construção de seu caráter e a sua personalidade.
Partindo do pressuposto de que a educação se constitui como prática social, podemos entender que, ao longo da história, a educação se desenvolve em diferentes práticas decorrentes das relações entre a política, a economia e a cultura, isto é, das relações entre os diferentes aspectos da vida dos homens em sociedade. Cortelazzo chama a atenção para a importância da participação dos vários integrantes da sociedade na escola:
A família, as instituições religiosas, as instituições culturais, esportivas, sociais, organizações não governamentais, enfim, toda a sociedade civil tem um papel formal ou informal, explicito ou tácito na educação de cada um de seus integrantes e tem que dar contas de que não pode abdicar desse dever para um Estado que não tem se apresentado eficiente e eficaz no exercício desse dever.
Assim a educação, enquanto processo de construção coletiva, impõe-se como necessária para o desenvolvimento humano, como afirma Freire, pois os homens são seres incompletos, inclusos, inacabados e por isso precisam uns dos outros. O ser humano está em evolução, em processo de descobrir novos caminhos, e, por essa razão, precisa identificar e desenvolver suas potencialidades. Diante dessa constatação, a educação possibilita que o homem tome consciência de sua condição, para que sua autonomia possa ser conquistada.
Todavia a educação é a possibilidade para enfrentarmos o mundo globalizado, o qual também deverá lutar contra o analfabetismo, pois a vida em sociedade pede alguns conhecimentos e habilidades que não são as mesmas de 100 anos atrás. Nesse sentido, Gómes-Granel e Villa afirma que
A educação deve qualificar os cidadãos e cidadãs para que vivam neste mundo, deve combater o analfabetismo cientifico e promover o interesse pelas novas orientações científicas, pelas ultimas linhas de aplicação tecnológica e pelas recentes mudanças acontecidas no campo do conhecimento social.
A
...