A REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL
Por: edcarlos2018 • 18/9/2018 • Projeto de pesquisa • 3.617 Palavras (15 Páginas) • 374 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 RESUMO 3
2 INTRODUÇÃO..................................................................................................3
2.1 REFERENCIAL TEORICO 5.
2.2 TIPOS DE SOLO 5.
2.3 DEGRADAÇÃO AMBIENTAL 7
3 METODOLOGIA 8
4 DESENVOLVIMENTO 9
4.1 REGIÃO CENTRO-OESTE DO BRASIL.....................................................................9
4.1.1 RELEVO........................................................................................................................9
4.1.2 CLIMA..............................................................................................................10
4.1.3 HIDROGRAFIA................................................................................................10
4.1.4 VEGETAÇAÕ.................................................................................................10
4.1.5 POPULACAO................................................................................................11
4.2 PECUARIA......................................................................................................12
4.3 AGRICULTURA...............................................................................................12
4.4 EXTRAÇAO DE MINERIO..............................................................................12
5 DEGRADACÃO DE SOLOS REGIAO CENTRO-OESTE BRASILEIRA 12.
5.1 AMEAÇAS A BIODIVERSIDADE NO CERRADO..................................................13
5.2 EXPANÇAO DA AGROPECUARIA..........................................................................13
5.3 AS QUEIMADAS E RETIRADA DE MATAS...........................................................14
5.4 Resumo dos principais impactos causados pelas atividades econômicas na região Centro-Oeste............................................................................................................................14
6 CONSIDERAÇOES FINAIS 17
7 REFERÊNCIAS 18
Embasamento Teórico sobre a degradação de olhos evidenciando as problemáticas que ocorrem na região Centro-Oeste do Brasil
Edcarlos dos Santos
Profª. Me. Klaudia Bitencourt
RESUMO
A degradação do solo é uns dos principais impactos ambientais que mais afeta a região centro-oeste Brasileira. Formada principalmente pela vegetação do Cerrado, esta região está paisagem original transformada pelo crescimento populacional e principalmente pelo crescimento das atividades de agropecuária. A Região Centro-Oeste é composta pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, onde está situada a capital do país, Brasília O estudo do solo e sua importância contribuem muito para entender este assunto. Uma vez que um solo rico em nutrientes serve de alimentos as plantas. A biodiversidade do Cerrado Brasileiro estão sendo ameaçada com a expansão da agricultura e da pecuária que tem transformado as áreas naturais do cerrado em áreas de agropecuária.
PALAVRAS-CHAVE: Degradação do solo, Região Centro-Oeste, Cerrado Brasileiro
_________________________
- INTRODUÇÃO.
Este presente trabalho é sobre o conceito de degradação ambiental mais precisamente degradação do solo tendo o centro-oeste do Brasil como região escolhida para este estudo. Iremos conhecer as principais atividades desta região bem como sua importância econômica e também os impactos ambientais causados por estas atividades. Analisando todo este contexto de dados estudado neste tema, dando vista a medidas mitigadoras para minimizar estes possível impactos negativos ao meio ambiente.
A princípio, é necessário um breve resumo da conceituação de solo. “Não é simples definir o solo. Isto se prende ao fato de ser ele um material complexo, multifuncional e cujos conceitos variam em função da sua utilização”, explica TEIXEIRA et al (2009).
Já para JENNY (1941) “o solo é o resultante da interação de cinco fatores ambientais: material de origem, clima, relevo, organismos e tempo.
Segundo EMBRAPA (1999), o solo consiste em “coleção de corpos naturais constituídos por parte sólida, líquida e gasosa, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, que ocupam a maior parte do manto superficial das extensões continentais. Contém matéria viva e podem ser vegetados.
O solo é um importante componente do ecossistema terrestre. Dele depende toda a vida no planeta terra. Para as plantas servem de suporte e fonte de nutrientes para o crescimento. Para o seres humanos e animais uma fonte de vida e sustento.
Segundo Guerra e Guerra (2003), o solo é o único ambiente onde se encontra reunido, em associação íntima, os quatro elementos: domínio das rochas (litosfera), domínio das águas (hidrosfera), domínio do ar (atmosfera) e domínio da vida (biosfera)
Constituinte da camada superficial da crosta terrestre, o solo é composto basicamente de minerais provenientes da degradação das rochas e de material orgânico de origem vegetal e animal. O processo de origem dos solos é chamado de pedogênese.
...