A Resenha do Filme Meu Nome é Jonas
Por: Bárbara Lima • 25/4/2022 • Resenha • 283 Palavras (2 Páginas) • 89 Visualizações
UFRB | DISCIPLINA: LIBRAS
DOCENTE: VERENA GILA FONTES | DISCENTE: BÁRBARA LIMA MARTINS
Produzido em 1979, o filme “E Seu nome é Jonas” é atemporal e ainda demonstra se fazer presente na atualidade. Em sua narrativa, o filme discorre sobre a dificuldade e a complexidade em relação a surdez e a língua de sinais (que naquela época era uma forma de comunicação proibida). O garoto Jonas foi diagnosticado de forma equivocada e internado em um hospital para pessoas com “deficiência/retardo mental”, o que fez com que o garoto ficasse 3 anos longe de casa, além de ser privado de poder crescer de uma forma saudável e sociável.
“Aberração”, “retardado”, “monstro”, “louco”, “ele não é normal”, estes foram alguns adjetivos dados ao menino ao retornar para a casa, dito inclusive por seu pai que abandonou a família e deixou sua mãe sozinha junto com seu irmão menor. Ao entrar na escola para surdos, o método utilizado através da oralidade e leitura labial não era eficaz, Jonas enfrentou diversas violências inclusive por profissionais que não compreendiam sua individualidade. Após sua mãe procurar outras alternativas, ela conhece uma família de surdos e a partir disso também começa a socializar e fazer parte daquele meio. Quando a língua de sinais foi apresentada em suas vidas, um divisor de águas aconteceu e o silencio estarrecedor que estava sempre presente foi quebrado. Jonas então começou a conseguir se expressar, ser compreendido e se sentir também parte do mundo.
O presente filme é tocante, sensível e apresenta a importância e a necessidade de nos apropriarmos das demais formas de línguas e comunicações, sendo esta uma necessidade emergente para construirmos uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, com menos barreiras e mais pontes.
...