A Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Por: Douglas Lima • 5/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.315 Palavras (6 Páginas) • 239 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
NOME
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO......................................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO..........................................................................................04
2.1. Diminuir tempo do banho, para evitar desperdício de água e energia..........05
2.2. Instalar uma cisterna em casa para captação de água da chuva...................
2.3. Coleta Seletiva.................................................................................................7
2.4. Economizar energia elétrica............................................................................7
2.5. Plantar árvores................................................................................................6. Trocar as sacolas plásticas por caixas de papelão ao ir ao mercado..................09
2.7. Usar meios de transportes alternativos, como a bicicleta..............................09
2.8. Reciclagem do óleo de cozinha.........................................................................
2.9. Junte roupa em quantidade suficiente para encher a máquina
de lavar antes de ligá-la.....................................................................................
2.10. Doação do que é obsoleto..........................................................................
3. CONCLUSÃO........................................................................................................
4. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................
1. INTRODUÇÃO.
A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global com medidas para conciliar crescimento econômico e social com a preservação do meio ambiente e que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual.
Adaptando a Agenda 21, pode-se criar uma Agenda 21 pessoal com o objetivo de colocar em prática ações simples do cotidiano, mas que serão de grande benefício para o contribuir com a preservação do meio ambiente.
Neste relatório apresentarei 10 ações individuais que podem ser colocadas em práticas para uma convivência saudável com o meio ambiente e sem causar danos a sociedade.
2. DESENVOLVIMENTO.
O estudo da Agenda 21, nos permite refletir sobre ações do nosso dia-a-dia que, apesar de simples, contribuem para a preservação do meio ambiente.
A seguir, apresento a minha Agenda 21 com ações que são possíveis realizar no nosso cotidiano para atingir os objetivos traçados.
2.1 Diminuir tempo do banho, para evitar desperdício de água e
energia.
Segundo dados da Sabesp, um banho de ducha com duração de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome cerca de 135 litros de água. Com o simples gesto de fechar o registro ao se ensaboar, e reduzir esse tempo para 5 minutos, o consumo de água cairá para cerca de 45 litros.
Outro comportamento que ajudará para não desperdiçar a água do banho é colocar um balde ou qualquer outro recipiente para armazenamento da água fria que sai do chuveiro enquanto se espera a água esquentar. Essa água é limpa e poderá ser utilizada para aguar o jardim, lavar roupas e até mesmo o carro.
Além de economizar água com um banho mais rápido, também evitamos o desperdício de energia elétrica. Segundo a Eletropaulo, o chuveiro representa cerca de 30% dos gastos com energia dos consumidores. Essa ação concomitante com a escolha ideal da temperatura do chuveiro pode auxiliar na economia de energia e isso implica diretamente na redução dos gastos e em variados benefícios para o meio ambiente.
2.2. Instalar uma cisterna em casa para captação de água da chuva.
Atualmente vivemos uma grande crise no sistema hídrico de nosso Estado, ocasionado por prolongados períodos de seca e falta de investimentos. As águas da chuva que caem na nossa cidade são pouco aproveitadas, diria até mesmo que não são aproveitadas, pois não abastecem os grandes reservatórios que estão cada dia mais secos.
Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte. Instalar um reservatório de água (cisterna) para captar a água da chuva que caem nos telhados pode ser uma saída para economizar a água que seria usada por exemplo para lavar o quintal, dar descarga nos vasos sanitários, lavagem de carros entre outas ações.
2.3. Coleta Seletiva.
O fato de separar o lixo produzido de acordo com suas especificações (papel, plástico, latas, lixo orgânico, baterias, lâmpadas, entre outras) é extremamente importante para a sociedade, pois traz diversos benefícios ambientais, sociais e econômicos e aqui vale ressaltar:
• Preservação do meio ambiente;
• Diminuir a poluição dos solos e águas;
• Prevenir enchentes;
• Diminuir os gastos com a limpeza urbana;
• Gerar
...