A Teoria dos Eventos Afetivos
Por: William Vicente • 20/8/2021 • Trabalho acadêmico • 784 Palavras (4 Páginas) • 614 Visualizações
Teoria dos Eventos afetivos
O entendimento das emoções no ambiente de trabalho teve a ajuda substancial de um modelo chamado de teoria dos eventos afetivos. Essa teoria demonstra que os trabalhadores reagem emocionalmente às coisas que lhes acontecem no trabalho e que isso afeta o seu desempenho e sua satisfação.
[pic 1]
Comportamento Organizacional
Ela inicia reconhecendo que as emoções são uma resposta a eventos dentro do ambiente de trabalho. Esse ambiente inclui tudo o que se relaciona ao trabalho – as características do cargo, como variedade das tarefas ou grau de autonomia, demandas e exigências de esforço emocional. Esse ambiente gera eventos que podem ser aborrecidos, alegres ou ambos. Eventos que costumam ser vistos com aborrecimento incluem colegas que não cumprem suas próprias tarefas, orientações conflitantes dos chefes e excesso de pressão para o cumprimento de prazos. Exemplos de eventos alegres incluem o atingimento de uma meta, o apoio recebido de um colega e o reconhecimento por uma realização. Esses eventos disparam reações emocionais positivas e negativas.
Ambiente de trabalho
Características do Cargo
Demandas do Trabalho
Exigências de Esforço emocional.
Satisfação no trabalho
Eventos de trabalho
Aborrecimentos diários
Alegrias diárias
Reações Emocionais
Positivas
Negativas
Desempenho no trabalho
Disposição Pessoal
Personalidade
Humor
Fonte: Baseado em N.M. Ashkanasy e C.S Daus, “Emotion in the workplace: the new challenge for managers”, Academy of Management Executive, Fev. 2002, p.77.
Essa relação entre eventos e emoções é moderada pela personalidade e pelo humor de cada um. A personalidade predispõe a pessoa responder com maior ou menor intensidade a cada evento. Por exemplo, pessoas com baixa estabilidade emocional tendem a responder mais intensamente a eventos negativos. O humor introduz a evidência de que as reações nem sempre são iguais. A resposta emocional de um indivíduo a um dado evento pode mudar de acordo com seu estado de humor. Finalmente, as emoções influenciam diversas variáveis de desempenho e de satisfação, como o comportamento de cidadania organizacional, o comprometimento organizacional, a intenção de deixar a empresa e o nível de esforço no trabalho.
Além disso, testes da teoria dos eventos afetivos sugerem que (1) um episódio emocional é, na verdade, um conjunto de experiências emocionais precipitado por um único evento. Ele reflete elementos dos ciclos de emoção e de humor. (2) A satisfação no trabalho é influenciada pelas emoções correntes em algum momento da história das emoções que circundam o evento. (3) Como os humores e as emoções são variáveis no tempo, seu efeito sobre o desempenho também varia. (4) Comportamentos emocionais são sempre de curta duração e de alta variabilidade. (5) Como as emoções tendem a ser incompatíveis com os comportamentos requeridos para a realização das tarefas, elas costumam influenciar negativamente o desempenho (o mesmo valendo para as emoções positivas, como felicidade e alegria). 93
...