A Utilização de Ferramentas Digitais Para Uso Educacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Por: programa educacao • 28/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.906 Palavras (8 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL 100% ONLINE
PEDAGOGIA – 4º SEMESTRE
GABRIELA DA SILVA OLIVEIRA
Produção textual Interdiciplinar INDIVIDUAL
A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
[pic 3]
IGARAPÉ
2022
GABRIELA DA SILVA OLIVEIRA
Produção textual Interdiciplinar INDIVIDUAL
A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Avaliação na Educação, Letramentos e Alfabetização, Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Estratégias e Procedimentos Para a Alfabetização, Natureza e Sociedade, Currículo e Inovações, Ed – Empreendedorismo e Estágio Curricular Obrigatório I. . Professores: Mariana Passos Dias, Natália da Silva Buganca, Tatiane Mota Santos Jardim, Camila Aparecida Pio, Tirza Cosmos dos Santos Hirata, Lilian Amaral da Silva Souza.
Tutora eletrônica: Márcia Maria Barreiros.
[pic 4]
IGARAPÉ
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental..........................................................................4
2.2 Plano de aula ..................................................................................................5
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................9
1 INTRODUÇÃO
A educação, ao longo do tempo, passou por diversas mudanças, até se chegar no patamar atual, sendo mediada inclusive pela tecnologia no ambiente escolar, onde ela é usada tanto para o desenvolvimento das aulas pelos docentes, quanto como recurso didático dentro da sala de aula.
A BNCC prevê o uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino-aprendizagem, e, neste contexto, o recurso tecnológico é um importante aliado na alfabetização e no letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, aliado com uma avaliação formativa destes alunos.
A partir das TICs, a professora Paula notou que seus alunos tinham um interesse maior quando as aulas eram mediadas por jogos no computador ou outros aparelhos eletrônicos, como tablets por exemplo. Diante da situação, a docente decidiu aprofundar os seus conhecimentos na temática, e, para receber a certificação, ela, juntamente com seu grupo, deverá desenvolver um plano de aula para o 1º Ano do Ensino Fundamental, do componente curricular Língua Portuguesa, fazendo o uso das tecnologias.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Ao longo dos anos, a educação passou por diversas mudanças, tanto no público-alvo, uma vez que poucas pessoas tinham acesso à educação no passado; quanto nas metodologias aplicadas no ensino-aprendizagem. Prova disso é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi elaborada para minimizar as diferenças entre as escolas públicas e privadas, além de ser um documento norteador para a Educação Básica nacional.
A BNCC (p. 57) mostra que, ao longo do tempo, houve uma grande mudança no comportamento e no perfil da sociedade com a inserção da tecnologia no cotidiano:
Há que se considerar, ainda, que a cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas nas sociedades contemporâneas. Em decorrência do avanço e da multiplicação das tecnologias de informação e comunicação e do crescente acesso a elas pela maior disponibilidade de computadores, telefones celulares, tablets e afins, os estudantes estão dinamicamente inseridos nessa cultura, não somente como consumidores. Os jovens têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil. Por sua vez, essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar.
Uma vez que houve a mudança no perfil social, a escola, consequentemente, também se adaptou à nova realidade, onde o uso da tecnologia tornam os estudantes mais engajados na participação das aulas, e, muitas vezes, o próprio governo federal incentiva o uso das mesmas através de verbas disponibilizadas para as escolas, como, por exemplo, o Programa de Inovação Educação Conectada, instituída pela Lei nº 14.180, de 1º de julho de 2021, onde uma verba é destinada pelo PDDE Qualidade para a contratação de internet e para melhorias na distribuição do sinal e, além disso, a escola pode comprar algum equipamento, como TVs, notebooks, tablets, entre outros.
...