A Vida
Resenha: A Vida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayane_sousa • 10/6/2013 • Resenha • 372 Palavras (2 Páginas) • 299 Visualizações
A pesquisa foi realizada com educadoras de uma instituição de Educação Infantil ligada a uma Universidade do estado de São Paulo. Aplicamos um questionário aberto que buscou caracterizar, entre outras temáticas, a importância da disciplina Psicologia da Educação na formação das educadoras. As perguntas relacionadas a esse tema foram as seguintes: - No seu curso de formação, você cursou a disciplina Psicologia da Educação? Qual a carga horária? – Quais os conteúdos que estudou nessa disciplina? Cite alguns. – Qual a importância da Psicologia da Educação para a sua formação? – No estudo da psicologia da Educação houve alguma relação com a aprendizagem da matemática? E em relação a outros componentes curriculares?
No questionaria havia, ainda, algumas questões de caracterização do participante que buscou levantar a idade, o gênero, a formação acadêmica, e o tempo de atuação na Educação Infantil. Tais questionários foram respondidos pelas educadoras na própria instituição em um espaço de tempo reservado para esse fim.
É importante relatar que a pesquisa teve caráter qualitativo caracterizando-se como uma pesquisa-ação uma vez que a aplicação dos questionários faz parte de um trabalho maior realizado nessa instituição de educação infantil há mais de um ano.
Segundo Thiollent (1994), a pesquisa-ação tem duplo objetivo: um prático, que envolve a resolução de problemas e um de conhecimento, que envolve a tomada de consciência sobre determinadas situações que seriam de difícil acesso por meio de outros procedimentos. Ainda segundo esse autor, os aspectos metodológicos que caracterizam a pesquisa-ação são os seguintes:
a) a situação investigada envolve uma ampla interação entre os agentes envolvidos;
b) tal interação permite a definição dos problemas a serem investigados e as ações concretas a serem tomadas;
c) os objetivos da pesquisa são definidos pela situação social e pelos problemas encontrados a partir dessa situação;
d) resolver ou esclarecer o problema é o objetivo maior da pesquisa-ação;
e) durante o processo deve haver o acompanhamento das decisões e ações dos atores da situação e
f) a pesquisa não se limita a uma ação e envolve a tomada de consciência dos agentes envolvidos.
Neste breve artigo relataremos um extrato da pesquisa que teve como tema específico “Psicologia e Educação Infantil” e que foi devolvido às educadoras depois de tabulados os dados para que pudéssemos realizar uma discussão conjunta dos mesmos.
...