A White e a Cultura
Por: Gabriel Lincy Pereira Pinto de Lima • 22/5/2023 • Abstract • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 48 Visualizações
ELLEN G. WHITE E A CULTURA
Ellen G. White frequentemente usava a palavra "cultura" em seus escritos, em seu sentido clássico de "cultivo", como metáfora de desenvolvimento, aperfeiçoamento, exercício ou educação. Da mesma forma, a palavra "cultura" aparece nos títulos de alguns capítulos de seus livros. Em sua época, a sociologia e a antropologia eram disciplinas muito novas para a autora associá-las ao conceito moderno de cultura.
Porque, nesse sentido, mesmo sem usar o termo “cultura”, Ellen G. White expressou seu pensamento sobre certos traços culturais de seu tempo.
Pode-se dizer que a autora adverte contra processos inadequados de aculturação (assimilação ou incorporação de elementos culturais estrangeiros) e desaculturação (perda de elementos da própria cultura), ao mesmo tempo em que aceita a inculturação (inserção da mensagem em determinadas culturas) e a contextualização (adaptação de elementos, como a língua, segundo o ambiente cultural da transmissão da mensagem) na experiência cristã e missionária.
Sua postura é muitas vezes contracultural (oponente de normas, valores e princípios estabelecidos) e outras vezes contextual (sabendo da necessidade de uma adaptação que torna a mensagem compreensível em um determinado ambiente). Os temas selecionados para este trabalho irão ilustrar a perspectiva da autora sobre a cultura.
Conceito e valorização da cultura
Cultura em várias áreas
Ellen G. White relaciona sua ideia de cultura com o desenvolvimento de diferentes dimensões da pessoa humana. Assim, por exemplo, ela fala de: "cultura mental e moral", "cultura da alma", “a cultura da mente e do coração”, "cultura espiritual", "cultura religiosa", “cultura moral, “intelectual e física”, “a cultura [...] da vida prática”, “a cultura dos costumes”, “a cultura [...] da vida doméstica”, "educação manual", "cultura física" e “cultura vocal”. Para ela, a "cultura" é multidimensional e integral com um objetivo claro e transcendente.
Possibilidades e Limitações Da Cultura
1 - Atitude positiva em relação à cultura, dentro de sua própria esfera
2 - A cultura como meio de excelência no serviço e na evangelização
3 - Em alguns casos, a ênfase é colocada na cultura mental elevada e permanente
4 - Ellen G. White estimula a educação intencional dos trabalhadores para as diferentes áreas de trabalho da igreja
5 - Rejeita-se qualquer ideia de associar humildade a falta de cultura
6 -Embora reconhecendo o valor da cultura a serviço da Deus, é claro que o sucesso depende mais de fatores espirituais e atitudes do que cultural
Princípios Orientadores
É útil tentar extrair os grandes princípios que fundamentam as muitas alusões à ideia de "cultura" no pensamento de Ellen G. White. Portanto, algumas sugestões preliminares a esse respeito são oferecidas aqui.
- O princípio da predominância da virtude e moralidade acima da cultura
- A Bíblia como fundamento cultural
- O princípio teleológico da utilidade
- O princípio da integralidade e da hierarquização
- O critério da inclusão de ambos os sexos no acesso à cultura e em preparação para o serviço
- O princípio da evangelização contextualizada sem abrir mão os princípios do evangelho
- O critério de uma cultura cristã ungida pelo Espírito Santo
Cultura e Educação
Em essência, Ellen G. White usa a expressão cultura como sinônimo de educação. Nada melhor, portanto, do que olhar rapidamente para algumas das ideias da autora sobre a área educacional, no contexto da cultura educacional da época.
- A família como esfera de transmissão de uma cultura de excelência.
- Vem depois a vocação docente e o papel das instituições educativas como agentes da cultura
- O conceito de a integralidade da cultura e orientação do mesmo para o serviço e a vida prática
- Cultura e educação nos escritos de Ellen G. White, um esforço de síntese
Cultura E Lazer
Os livros de Ellen G. White apresentam diversos capítulos e seções dedicados ao tema recreação e diversão, muitas vezes apresentados em contextos educacionais. De que forma essas orientações tocam em questões relacionadas à cultura da época?
...