A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados
Por: Graziela Costa • 24/9/2018 • Resenha • 1.230 Palavras (5 Páginas) • 381 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)
CENTRO DE CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO (CED)
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (CIN)
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIBLIOTECONOMIA
DISCIPLINA: CIN 5019 ORGANIZAÇÃO DE UNIDADES DE INFORMAÇÃO
Profa. Marli Dias de Souza Pinto, Dra.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Atividade: Resenha 2
Equipe: Graziela da Costa
Handra Cavalheiro
Janaina Costa Veloso
Maria Clara Seno
Markian Deneszcuk
Data: 22/08/2016
A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s
MATOS, Denílson Santos de; OLIVEIRA, Emerson Soares de; AGUIAR, Francisco Lopes de. A aplicação de conceitos e práticas de marketing: um estudo de caso do sistema de bibliotecas dos Centros Educacionais Unificados - C.E.U.s. Revista CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 17-32, dez. 2012. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/96/96.> Acesso em: 20 Ago. 2016
OLIVEIRA, Emerson Soares de. Disponível em:< http://lattes.cnpq.br/5598351803771570>. Acesso em: 20 Ago. 2016.
AGUIAR, Francisco Lopes de. Disponível em:<http://lattes.cnpq.br/6798561741900580>. Acesso em: 20 Ago. 2016.
Denílson Santos de Matos é bacharel em Biblioteconomia, pela Faculdades Integradas Coração de Jesus – FAINC.
Emerson Soares de Oliveira, possui graduação em Biblioteconomia pela Faculdades Integradas Coração de Jesus (2012). Tem uma publicação na Revista CRB-8 Digital e nenhum livro publicado na área.
Francisco Lopes de Aguiar é Doutorando no Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação da Universidade de São Paulo – ECA/USP. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC e bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FaBCi-FESPSP. Sua atuação profissional está ligada à docência no curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FaBCi/FESPSP. Atua também no mercado de Gerenciamento Documentos, Dados, Informação e Conhecimento há aproximadamente a 14 anos. Tem publicados dois artigos em revistas e um livro intitulado Bibliografia básica sobre relações raciais e educação. Recebeu em 2012 o prêmio de Professor Patrono no curso de Biblioteconomia.
Os autores trazem como justificativa deste artigo indicar as técnicas do planejamento e do marketing aplicado em unidades de informação. Tem como objetivos identificar e analisar as principais técnicas de marketing realizadas no contexto do sistema de bibliotecas do Centros Educacionais Unificados – C.E.U.s a partir da visão do profissionais bibliotecários, verificar se o modelo de gestão do sistema de biblioteca é orientado pela abordagem de marketing, identificar e analisar as concepções de marketing dos profissionais bibliotecários atuantes no sistema de bibliotecas e comparar as práticas de marketing realizadas no âmbito do sistema C.E.U.s em relação aos conceitos e concepções de marketing aplicadas em unidades de informação. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, o método foi o estudo de caso e a coleta de dados foi por meio de questionário.
A primeira parte do artigo traz como tópico o marketing para organizações que não visam lucro. É relatado que existe uma confusão no entendimento por parte dos bibliotecários em relação a marketing e promoção. O marketing é visto como um meio das empresas lucrarem. No entanto, ele pode ser utilizado em unidades de informação, no qual objetivam o lucro social. Os estudos referentes a marketing nas bibliotecas começaram no ano de 1970 com a publicação da obra “Marketing para Bibliotecários” de Escobar Sobrino. Mas, foi em 1978 que a classe bibliotecária se despertou para a questão de utilização das técnicas mercadológicas para as unidades de informação. A aplicação do marketing em bibliotecas está ligado em satisfazer as necessidades dos usuários e na eficiência dos serviços e atividades oferecidos pela unidade de informação. Porém, essa aplicação só é possível se estiver institucionalizada com um modelo de gestão orientado para o marketing.
Na segunda parte intitulada como marketing aplicado ao planejamento e gestão em unidades de informação: como aplicar conceitos e práticas é mostrado como aplicar o marketing em bibliotecas. Primeiramente, o marketing dentro de uma unidade de informação não deve ser passageiro e frágil, e sim consistente. Para que haja a aplicação do marketing consistente é necessário que ele seja bem planejado. Planejamento esse que deve conter todas as etapas e atividades a serem desenvolvidas. Finalizado esse processo, começa então a “pesquisa de marketing”. Pesquisa essa que auxiliará o bibliotecário a conhecer melhor seus usuários, suas necessidades/preferências, atividades que melhor atendem, entre outras coisas. O resultado dessa pesquisa ajudará o bibliotecário a melhorar seus serviços frente aos usuários.
...