A democratização do ensino passa pela competência docente
Resenha: A democratização do ensino passa pela competência docente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djsr • 8/10/2013 • Resenha • 418 Palavras (2 Páginas) • 324 Visualizações
A democratização do ensino passa pela competência docente:
Discutir a formação dos profissionais da educação escolar, significa assumir a formação do educador em serviço, como um meio e não como um fim em si.
A questão da democratização do ensino certamente, terá uma função importante no processo de construção da escola pública brasileira, uma nova escola (não confundir com ´´escola nova ``), democrática necessita de educadores mas competentes para que cumpra de maneira diferenciada, para melhor a sua função social.
Prevê estudo contínuo e para todos
O ciclo de aprendizado funciona bem quando todos se aperfeiçoam. A atualização constante de toda a equipe pedagógica da rede faz parte do Projeto Chapada, promovido pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa. Em Boa Vista do Tupim, a 318 quilômetros de Salvador, professores, coordenadores e diretores aprendem sempre. Formadores e seus tutores também se mantêm estudando para garantir bons resultados
na rede.
Ajuda a formar novos quadros
A escola jamais deve formar seus professores apenas com a ajuda de programas externos. O estudo contínuo durante o horário de trabalho pedagógico é necessário para desenvolver o potencial formativo da própria equipe escolar. O programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, incentiva essa autonomia.
Conhece a realidade local
Consultar os professores durante o planejamento da formação torna os estudos mais coerentes e focados nas reais necessidades da rede.
Valoriza o contexto profissional
Diferentes profissionais têm expectativas e objetivos diversos ao participar de uma formação. Por isso, é essencial agrupá-los de acordo com a área de atuação, o que torna as discussões mais aprofundadas.
O conceito de competência docente apresenta cinco:
Domínio competente e crítico do conteúdo a ser ensinado:
Clareza dos objetivos a serem atingidos:
Domínio competente dos meios de comunicação a serem utilizados para a meditação eficaz entre o aluno e os conteúdos do ensino:
Visão articulada do funcionamento da escola, como um todo:
Percepção nítida e critica das complexas relações entre educação escolar e sociedade.
Considerações finais:
O presente texto teve como principal objetivo discutir, sem com tudo esgotar a formação continuada de professores no cotidiano da escola fundamental, especificando o papel do diretor neste processo. Procurou se também contextualizar a questão da formação do educador em serviço, no panorama mais amplo da democratização do ensino.
O cotidiano escolar, a realidade do dia a dia da escola, foi abordado como uma instancia privilegiada para formação do educador em serviço, desde que se resolva com urgência, a questão salarial dos profissionais e ofereçam se condições gerais básicas para
...