TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre HR e DP

Projeto de pesquisa: A diferença entre HR e DP. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.292 Palavras (18 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 18

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA

Gestão em Recursos Humanos

PROINTER

Encargos/Benefícios

Prof.ª Elizabeth Candio

Ana Paula de Oliveira RA: 6655368943

César Lyonda da Silva RA: 6656406786

Eliana Oliveira Cerqueira RA: 6680432516

Karina Mendes da Silva RA: 6284253342

Luciana Aparecida de Andrade Fernandes RA: 6491293802

Nathalia Solai Mourão RA: 6660413451

Patrícia Serra Souza RA: 6746352436

Rafael Barreto Trindade RA: 7075540612

São Paulo, 10 de maio de 2013.

Introdução

As leis trabalhistas e benefícios foram criados no Brasil após a quebra da bolsa de valores de Nova York em 1929. No governo de Getúlio Vargas, investiu em empresas do setor privado e estatais (1930) devido à falência da lavoura cafeeira no Brasil. Getúlio então criou normas quanto à jornada de trabalho, criou o Ministério do Trabalho, sindicalização e o também salário mínimo em 1940. De 1930 até 1943, no Brasil, os avanços dessas leis ocorreram com muitas lutas. As leis trabalhistas e jornadas de trabalho eram árduas, sem limites de horas trabalhadas, pagamentos baixos, sem nenhum tipo de beneficio e segurança ao funcionário, causando doenças que encurtavam a vida, causavam lesões por esforços repetitivos. Somente no dia 1° maio de 1943 foi regulamentado quantidades de horas de trabalho e leis trabalhistas que garantem a integridade e benefícios aos trabalhadores como conhecemos hoje, garantindo ao trabalhador a jornada de trabalho com quantidades de horas pré-estabelecidas, descanso remunerado, regulamentação do trabalho e salário de menores, obrigatoriedade de salário mínimo como base de salário, direito de férias anuais e registro do contrato de trabalho na carteira do trabalhador.

Folha de pagamento é o nome dado a uma lista mensal da remuneração paga aos trabalhadores de uma instituição. Toda empresa no Brasil tem a obrigação legal de prepará-la, contendo: o nome dos funcionários, indicando o cargo; a divisão dos funcionários por categoria de contribuição à previdência: segurado empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual; o nome das funcionárias em gozo de salário-maternidade; as partes integrantes e não-integrantes da remuneração, e os descontos legais; e o número de quotas de salário-família de cada empregado segurado ou trabalhador avulso.

Em uma empresa, folha de pagamento é a soma de todos os registros financeiros: vencimentos, salários, bônus e descontos.

Em contabilidade, folha de pagamento refere-se ao montante pago aos empregados para serviços prestados durante um determinado período de tempo.

O processo para execução da folha de pagamento é de suma importância para o departamento pessoal, em razão da riqueza técnica que existe para transformar todas as informações do empregado e da empresa num produto final que é a folha de pagamento.

A Folha de pagamento, por sua vez, tem função operacional, contábil e fiscal, devendo ser constituída com base em todas as ocorrências mensais do empregado. É a descrição dos fatos que envolveram a relação de trabalho, de maneira simples e transparente, transformado em valores numéricos, através de códigos, quantidade, referências, percentagens e valores, em resultados que formarão a folha de pagamento.

A folha de pagamento desempenha um papel importante em uma empresa por várias razões.

De um ponto de vista contábil, folha de pagamento é crucial, porque os salários e encargos sociais afetam consideravelmente o lucro da empresa e é regulamentado na legislação de cada país, ou melhor, segue uma normatização e implica: direitos e deveres.

Do ponto de vista da ética, a folha de pagamento é um serviço crucial ao negócio da empresa, pois afeta diretamente a sua produção, ou seja, empregados felizes rendimento maior, produção maior. Como os empregados são sensíveis a erros e irregularidades da folha de pagamento.

A moral dos funcionários exige que a folha de pagamento seja paga no tempo certo acordado e que seja uma folha de pagamento confiável, precisa e justa. A principal missão do departamento de pessoal é garantir que todos os trabalhadores sejam pagos de forma precisa e oportuna, com a correta retenção de encargos e descontos e que estes encargos sejam recolhidos dentro do prazo estipulado pela legislação.

No Brasil são ainda poucos os setores industriais com alto grau de automatização, como os de química fina, petroquímica, eletro-eletrônico etc.

Nesses setores, embora se observe uma diminuição na participação percentual dos custos de mão-de-obra direta, sabe-se que são cada vez mais elevados os gastos com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos, nos quais a remuneração de pesquisadores é muito relevante em alguns casos os salários totais de técnicos e cientistas podem superar o valor da mão-de-obra direta aplicada á própria produção.

Além disso, a redução da proporção de mão de MCD em cada unidade de produto não significa que o total de salários pagos esteja decrescendo.

Setores como o das indústrias de artefatos de couro, de confecções, de móveis, construções civis etc. Ainda se caracterizam pelo uso intensivo de mão-de-obra.

No setor terciário da economia, os gastos com remuneração dos recursos humanos chegam a 70% dos custos totais; e este setor vem aumentando sua participação no PIB. Apesar de tudo isso, a literatura disponível no Brasil sobre custo de mão-de-obra é escassa; por isso acreditamos na utilidade deste trabalho, que se propõe a contribuir para o aprofundamento dos estudos sobre o assunto.

A diferença entre RH e DP

O RH (Recursos Humanos, hoje chamado de Gestão Pessoal GRH) é o que se responsabiliza pela seleção, isto é, verifica se as pessoas estão aptas para um determinado cargo da empresa. Este setor é o que faz os testes pré-admissionais nos candidatos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com