A evolução da divisão político administrativa do Brasil
Tese: A evolução da divisão político administrativa do Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ingridizynha • 5/11/2013 • Tese • 406 Palavras (2 Páginas) • 490 Visualizações
Evolução da Divisão político administrativa do Brasil
O Brasil conheceu diferentes formas de organização políticas administrativas ao longo de sua historia: Capitanias hereditárias, governo-geral e vice-reinado, no período colonial: províncias durante o império e estados após a proclamação da republica.
A atual organização político administrativa do Brasil é composta de 26 estados e um Distrito Federal. A constituição da Republica federativa do Brasil regulamenta essa organização, que tem alguns pontos fundamentais:
• Brasília é a capital federal, sede do governo central brasileiro, que não pode ser dividido em municípios e ao qual são atribuídos as competências legislativas reservadas ao estados e municípios.
• Os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos estados ou territórios federais, mediante a aprovação da população diretamente interessada, através do plebiscito e do congresso nacional.
• A estrutura político admnistrativa da federação é composta de três podes: Executivo, Legislativo e Judiciário
• Executivo: No estado é exercido pelos governadores, assessorado pelos secretários estaduais e regido pelas respectivas constituições estaduais que devem estar de acordo com a Constituição Federal. No município é exercido pelos prefeitos e seus secretariados.
• Legislativo: exercido pelas assembléias legislativas, formados por deputados que representam o povo. No município o poder é representado pela câmera de Vereadores.
• Judiciário: constituído pelo tribunal de Justiça, Juízes de Direito e Juizados especiais, quanto ao poder no município possuem as juntas Trabalhistas e Eleitorais.
As mudanças na divisão política do Brasil (1889-1988)
Após a incorporação do território do Acre ao Brasil, em 1903, mediante acordos com a Bolívia, as mudanças na divisão política do país ocorreriam apenas depois da década de 1940.
1942- criação do território de Fernando de Noronha.
1943- criação dos territórios de Guaporé, Rio branco, Amapá, Ponta-Porã, e Iguaçu.
1946- Extinção dos territórios Ponta-Porã e Iguaçu.
1956- O território Federação de Guaporé passa a denominar-se território Federal de Rondônia.
1960- Criação do Distrito Federal, no estado de Goiás.
1960- Criação do estado de Guanabara, que abrangia o município do Rio de Janeiro.
1962- O território do Acre torna-se estado e alterna-se a denominação do território de Rio Branco para território de Roraima
1974- Fusão dos estados de Guanabara e do Rio de Janeiro, com a capital na cidade do RJ.
1977- Criação do estado de Mato grosso do Sul.
1981- O território de Rondônia passa a ser estado da Federação.
1988- Criação do estado de Tocantins, os territórios de Amapá e Roraima passam a ser estados e é extinto o território
...