A ferramenta usada como estratégia de comunicação
Tese: A ferramenta usada como estratégia de comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priicaldas • 19/8/2013 • Tese • 827 Palavras (4 Páginas) • 419 Visualizações
Título do artigo
Tema: Blogs Corporativos
Delimitação do tema: A ferramenta usada como estratégia de comunicação.
Sumário:
Weblog: o início
O que é?
Como surgiu?
Características de blogs corporativos
Essa ferramenta no Brasil
A aceitação do público
Operadoras de telefonia celular
Comparativos de resultados
Comunicação Bidirecional
Sua influência
A vulnerabilidade da comunicação bidirecional
O poder da interação dos usuários
Prós e Contras
Como saber se a ferramenta é viável
O medo da exposição
Como se aproximar do público
Conclusão
Sobre a ferramenta
No Brasil
Introdução
Delimitação do tema: O tema escolhido foi o estudo do uso de blogs corporativos como estratégia de comunicação utilizada pelas empresas. Não é um assunto muito pesquisado, pois a ferramenta ainda não ganhou força nas comunicações institucionais. O tema então será estudado para entendermos o porquê, apesar de sua eficácia, a ferramenta ainda não foi aderida pela grande maioria.
Problemática: Por qual motivo os blogs corporativos não são tão utilizados pelas empresas brasileiras?
Hipóteses:
Falta de conhecimento de seus efeitos e manutenção.
Medo da exposição perante a web, pois é uma ferramenta que permite total interação, correndo o risco de ter sua imagem abalada.
“Sair na frente" com ações mais ousadas não é o perfil das instituições brasileiras. As medidas na maioria das vezes são tomadas em massa, ou seja, quando uma empresa adere, as outras começam também a aderir, dependendo da aceitação.
Objetivo Geral: Entender como funcionam as relações entre organização e consumidores no universo virtual e qual é a aceitação dessa ferramenta considerada inovadora e um diferencial.
Objetivo Específico:
Entender quais os impactos das ações das organizações na web quando falamos em imagem e reputação;
Dividir nesse processo de análise cada um dos envolvidos, pois na web estão presentes consumidores, concorrentes, mídia, etc;
O formato da comunicação utilizada. Entender como a empresa se manifesta através dessa ferramenta e qual forma de se “vender” ela escolhe por esse canal.
Analisar por meio da própria web, através de opiniões em redes sociais e sites criados para esse fim, se a ferramenta faz ou não diferença para a imagem da organização.
Constatar se é uma ferramenta realmente viável para todos os tipos de organização.
Justificativa: O artigo irá mapear o cenário atual de comunicação entre consumidor e instituição. As formas de relacionamento interpessoal vêm se moldando à era digital e às constantes transformações no nosso modo de viver no dia a dia. De acordo com Lévy (1996):
O consumidor não apenas se torna coprodutor da informação que consome, mas é também produtor cooperativo dos “mundos virtuais” nos quais evolui, bem como agente de visibilidade do mercado para os que exploram os vestígios de seus atos no ciberespaço.
Os blogs corporativos ainda não têm “força” suficiente para competir com outros meios de comunicação em massa, como televisão, rádio, internet, etc. Por esse motivo, entre outros, a maioria das instituições não sabem ao certo quais são os benefícios e malefícios dessa ferramenta. Wacka já afirmava:
...