A importância da literatura já no inicio da infância não deve ser negligenciada
Por: Ruan Kuntz • 7/11/2015 • Relatório de pesquisa • 1.854 Palavras (8 Páginas) • 220 Visualizações
Introdução
A importância da literatura já no inicio da infância não deve ser negligenciada, pois desenvolver o hábito do amor aos livros, desde pequeno ajuda a criança agilizar seu aprendizado do mundo e da alfabetização.
O Desenvolvimento e a aprendizagem gerada pela leitura já na infância são facilmente identificadas nos indivíduos cujo hábito já tenha sido iniciado, este já acostumado com a leitura tem mais facilidade em interpretar não só textos mas como tudo a seu redor.
Os recursos utilizados são basicamente livros de vários tipos, aqueles que são feitos com texturas para o desenvolvimento do tato, os com desenhos mais elaborados, e os mais simples, são veículos importantes para ensinar as mensagens, que são passadas pelas histórias dos livros infantis.
Os livros são direcionados conforme a idade da criança, direcionando-a para um aprendizado especifico ou auxiliando no entendimento do mundo e de si próprio.
O principal objetivo, e desenvolver a criança, ano a ano, com tudo que eles necessitam para se conscientizar dela mesma e do mundo, para estar pronta para aprender outras matérias e a interpretar o que for necessário.
Aula-tema 02:
A organização de diferentes ambientes para a contação de histórias
Quadro Síntese
"Ideias importantes a serem consideradas na organização do espaço físico ao contar histórias"
Espaço Físico Faixa etária Materiais Forma de Organização
Sala de aula
0 a 3 anos Tatame,
almofadas,cobertas, estante aérea para livros infantis,fantoches, materiais para fazer o barulho da história (ex:uma folha para fazer o barulho do raio) O Ambiente vai estar organizado de uma forma que seja aconchegante para as crianças e professores, a estante com os livro estará disposta acima do professor, pois ira ajudar no manuseio, a questão de ser aérea seria uma forma de prevenir algum acidente. Logo a frente do professor está posicionada as almofadas que estão sobre um tatami.
Pátio da Escola
4 a 5 anos Temos uma tenda feita de lençóis, com almofadas, um baú com fantasia, fantoches, bonecos e objetos que auxiliam na contação das histórias, e outro baú com as histórias, que foram trazidas pelas próprias crianças da instituição. Em um cantinho do pátio, terá uma tenda feita de lençóis, que remete a infância do professor e dos pais, dentro desta tenda temos várias almofadas, para deixar um ambiente confortável para a
leitura,à dois baús posicionados ao lado da onde ficaria o professor, um contendo fantasias tanto para adulto e crianças, no outro tem um baú recreados de livros da literatura infantil.
Biblioteca 6 a 9 anos Mesas e cadeiras, estantes de livros, tatami, almofadas, puffes, chapéus,perucas e óculos engraçados. A estrutura da biblioteca manteria a idéia principal da intituição, estantes de livros, mesas e cadeiras, mas em um cantinho elaborado pelos professores, com tatami, puffs e almofadas, temos os dias de contação de história, aonde o professor e os alunos escolhem uma história se caracterizam com os chapéus, perucas e óculos que estão dispostos na parede, toda a turma forma um circulo todos em silêncio só o contador tem o direito da palavra.
Aula-tema 03:
A seleção de livros adequados às categorias de leitor
Categoria de Leitor Principais características Livros Selecionados
Pré-leitor:
Subcategoria: Primeira Infância – 15/17 meses aos 3 anos.
Subcategoria: Segunda Infância – a partir dos 3 anos.
Primeira infância
São livros cuja o principal objetivo é desenvolver as sensações na crianças, são livro que tem texturas, sons e partes interativas com as crianças.
Segunda infância
O prioridade são enredos curtos, com imagens, textos com repetições para a melhor assimilação da criança. Primeira Infância
1. O sapo bocarrão- Keith Faulkner (Companhia das Letrinhas)
2. Quem canta seus males espanta - Theodora de Almeida (Caramelo)
3. Mundo do Bebê um Livro de Pano: Animais -Hinkler Books (Todo Livro)
4. O porco narigudo - Keith Faulkner(Companhia das Letrinhas)
5. O livro das hitórias - Georgie Adams (Companhia das Letrinhas)
Segunda Infância
1. Coleção Ninoca – Lucy Cousin (Ática)
2. Bililico – Eva Furnari (Formato)
3. A casa sonolenta- Audrey Wood (Ática)
4. Anton sabe fazer mágica - Ole Konneche (Martins Fontes)
5. Coleção sabor e amizade - Tatiana Belinky (Paulinas)
Leitor Iniciante: a partir dos 6/7 anos Como está época da infância seria a principal da representação formal da escrita, os autores já fazem enredos maiores que precisam de mais concentração para a sua assimilação, entretanto ainda se encontra as ilustrações que são um estimulo a leitura para as crianças e também para a interpretação do texto.
1. O pote do vazio – Demi (Martins Editora)
2. Os contos de Grimm- Tatiana Belinky (Paulus)
3 A fantástica fábrica de chocolate - Roald Dahl (Martins Editora)
4. O duende da ponte- Patrícia Rae Wolff (Brinque Book)
5. Pedro e o lobo- Sergei Prokofiev (Martins Fontes)
Leitor em processo: a partir dos 8/9 anos. Nesta faixa etária as crianças já estão mais familiarizadas
...