A importância do Projeto Político Pedagógico para a organização escolar
Por: Romilda • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.061 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O Projeto Político-Pedagógico - PPP é uma forma de organização do trabalho pedagógico da escola que facilita a busca de melhoria da qualidade do ensino. Esta organização envolve toda a comunidade escolar.
O planejamento, elaboração e a implantação de um projeto político-pedagógico,são de suma importância para a instituição de ensino, para garantir um âmbito escolar de qualidade.
É necessário um estudo profundo para construção de um projeto político pedagógico, buscando metas comuns que intervenham na realidade sociocultural da comunidade escolar, levando em conta a sua importância e ao mesmo tempo os desafios que podem surgir durante o processo de execução. É importante decidir, coletivamente, o que se quer reforçar dentro da escola, descrevendo as finalidades para se conseguir um processo ensino-aprendizagem de qualidade.
Este projeto deve prever as atividades escolares, do pedagógico ao administrativo, construir uma gestão democrática associadanas necessidades e as vontades da comunidade, alcançando um resultado positivo. Portanto, este projeto vai dar a direção na qual a instituição escolar vai caminhar. O P.P.P., como forma de organização do trabalho da escola, baseiam-se nos princípios que guiam a escola democrática, pública e gratuita.
2. OBJETIVOS
O presente trabalho buscou-se investigar a importância do projeto político pedagógico para a organização escolar. Para tanto, objetivou-se a compreender a estrutura e organização do Projeto Político Pedagógico, bem como a sua importância para o trabalho da equipe escolar.
3. MÉTODO
E para a efetuação desse objetivo, adotaram-se como referencial teóricoas discussões realizadas nas tele aulas, aulas atividades, leituras complementares, web aulase artigos estudados.
4. DESENVOLVIMENTO
Na década de 90 na América Latina e no Brasil foi marcada por um amplo processo de reformulação das políticas públicas e de modo especial das políticas educacionais. Uma grande onda de reformas vem tomando conta da educação e vem provocando mudanças na organização e no planejamento educacional de muitos países incluindo o Brasil.
Nos últimos anos, o sistema educacional brasileiro vem cobrando das esferas federal, estadual e municipal que suas unidades escolares elaborem seus Projetos Políticos Pedagógicos. Porém, a elaboração dos projetos políticos pedagógicos no Brasil intensificou após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceram a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica.
A elaboração do projeto politico pedagógico, nos estabelecimentos de ensino, fica evidente no artigo 12, parágrafos “I – elaborar e executar sua proposta pedagógica’’ e “II – administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros”“.
No artigo 13, “artigo dos docentes”, parágrafos “I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino’’ e “II – elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino”“. ’’
No artigo 14, são definidos os princípios da gestão democrática do ensino público na educação básica, parágrafos “I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola’’ e “II – participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes”“. ’’
De acordo com a LDB 9394/96, o Sistema de Ensino brasileiro, é obrigatório à elaboração do projeto politico pedagógico e também deve haver uma gestão democrática com a participação coletiva, ou seja, da comunidade escolarem geral e local.Para que o projeto políticopedagógico garanta a melhoria de qualidade na escola, ele deve ser elaborado coletivamente, com responsabilidade e compromisso.
Segundo NOGARO (1995) a ausência do Projeto Político Pedagógico, impossibilita o desenvolvimento educacional de qualquer escola. É claro que sem ele a escola funciona, porém não da forma em que deveria, pois o pedagógico é um processo contínuo de reflexão e discussão dos problemas existentes dentro da escola. Deste modo busca os meios de sanar as barreiras existentes, de forma favorável e efetiva e levando os membros da comunidade escolar a exercer a verdadeira cidadania. O político juntamente com o pedagógico é um processo que ocorre em conjunto facilitando assim o desenvolvimento das ações dentro da escola.
De acordo com Schneider (2010) O P.P.P. é
...