A importância da adoção de símbolos de outras culturas
Ensaio: A importância da adoção de símbolos de outras culturas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leopoldomoreno • 30/10/2013 • Ensaio • 375 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
Pergunta 2
A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.
Resposta
a.
A “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789, é muito importante para a ideia de humanidade.
b.
Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano, tanto nas ciências biológicas quanto nas ciências humanas e do comportamento.
c.
O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
d.
A antropologia culturalista não tem condições de entrar em diálogo com a biologia pois não há relação entre as ciências humanas e biológicas.
e.
Não é possível acreditar-se em mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética.
0,5 pontos
Pergunta 3
A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.
Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.
Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.
Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.
Resposta
a.
A tatuagem tribal (a maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes.
b.
Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois eles são absolutos, invariáveis em seus significados.
c.
Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.
d.
O que a autora do texto quer dizer com convenção é que é uma maneira de os símbolos não sofrerem perdas ou
...