A legalização das Drogas (Maconha)
Artigo: A legalização das Drogas (Maconha). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: walaceno • 26/11/2014 • Artigo • 352 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
A legalização das Drogas (Maconha)
A droga derivada da planta Cannabis sativa, popularmente conhecida como Maconha, é uma Planta considerada psicodélicas, alucinógenas ou depressoras. Concentra mais de 400 substâncias químicas, sendo 40 chamados canabinóides, podendo provocar prazer, bem-estar, euforia, intensificação da consciência sensorial, ideias paranoides, confusão de pensamentos, défice na aptidão motora, dentre outros.
Hoje vivemos em um cenário que divide a opinião da sociedade em prós e contra a legalização da maconha. Segundo pesquisa levantada pelo Instituto Nacional de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas – INPAD, no Brasil 7% da população adulta já experimentou maconha na vida, representando 8 milhões de pessoas. Quanto ao uso na adolescência, o estudo mostra que quase 600 mil adolescentes (4% da população), sendo que, 1 em cada 10 adolescentes que usa maconha é dependente. Outro estudo feito no New England Journal of Medicine mostra que cerca de 9% daqueles que experimentam maconha vão se tornar dependentes e entre os que fumam maconha todos os dias, a taxa de dependentes chega a 50%.
Tendo em vista alguns fatores sociais, associados ao uso de drogas com as práticas criminosas, percebe-se que, jovens tem entrado na vida do crime para obter dinheiro e sustentar seus vícios, o que tem tornado ainda mais, crescente o índice de violência na população. O entorno de Brasília esta entre os lugares mais violentos do planeta, a ligação dessa realidade com crimes relacionados às drogas mostra que a situação esta fora do controle. As drogas têm sido associadas com o maior risco de reincidência criminal entre pessoas já condenados por crimes violentos.
Com sua legalização, a Maconha passaria a ser uma droga considerada lícita, gerando tributos a ser acrescentados na economia do país. No entanto, deve-se destacar que o uso da maconha faz mal e acarretam problemas de Saúde, depois de certo tempo os dependentes tende a usar outros tipos de drogas, por esta razão, legalizar a maconha seria incentivar o seu consumo atrelando a outros problemas como o álcool e o cigarro que podem causar danos irreversíveis à vida e a saúde, o que acarretaria em altos gastos com a saúde pública e segurança.
...