A metodologia
Artigo: A metodologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessyka088 • 4/12/2014 • Artigo • 358 Palavras (2 Páginas) • 804 Visualizações
4 METODOLOGIA
A metodologia é uma preocupação instrumental, trata-se das formas de se fazer ciência, dos procedimentos, ferramentas, caminhos da pesquisa (DEMO, 1987). A finalidade da ciência é tratar a realidade teórica e praticamente. Para se atingir tal finalidade, colocam-se vários caminhos, assim, temos a metodologia.
Na procura por respostas do problema abordado é que procuramos formular perguntas para nossas inquietações abordadas, pesquisar é procurar respostas, essa pesquisa pode ser classificada como pesquisa social aplicada, que segundo Gil (2002) caracteriza-se por interessar-se fundamentalmente na aplicação, utilização e consequências pratica do conhecimento, ou seja, os resultados servirão para conhecimento de uma realidade para uma posterior aplicação, a partir do emprego de mudanças.
4.1CARACTERIZAÇÕES DA PESQUISA
Conforme Gil (1991) uma pesquisa pode ser classificada com base nos seus objetivos ou com base nos procedimentos técnicos utilizados.Conforme Kleinschmitt (2011) a pesquisa descritiva objetiva descrever as características de determinada população, fenômeno ou o estabelecimento de relações entre as variáveis.
A pesquisa descritiva é um levantamento das características conhecidas que compõem o fato/fenômeno/processo. É normalmente feita na forma de levantamentos ou observações sistemáticas escolhidos pelo pesquisador. (SANTOS, 2004).
Também se caracteriza como bibliográfica, que de acordo com Vergara ( 2004, p. 48), a “pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral”. Para Almeida (2002, p. 65),
Pesquisa bibliográfica é o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. Fornece instrumento analítico para qualquer outro tipo de pesquisa, mas também pode esgotar-se em si mesmo.
Para análise dos resultados, optamos pelas abordagens quantitativa e qualitativa.
A pesquisa qualitativa costuma ser direcionada, ao longo do seu desenvolvimento; além disso, não busca enumerar ou medir eventos, e, geralmente, não emprega instrumental estatístico para a análise de dados; seu foco de interesse é amplo e parte de uma perspectiva diferenciada da adotada pelos métodos quantitativos. (NEVES, 1996, p. 1)
Quanto a abordagem quantitativa, caracteriza-se como método de quantificação, utilizando de técnicas estatísticas, desde as mais simples até as mais complexas. (RICHARDSON, 1989).
...