A necessidade de implementar programas voltados para uma gestão mais ampla dos fatores de risco de produção
Pesquisas Acadêmicas: A necessidade de implementar programas voltados para uma gestão mais ampla dos fatores de risco de produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: aurea21 • 12/3/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.703 Palavras (11 Páginas) • 550 Visualizações
INTRODUÇÃO
Alguns acidentes são indiscutivelmente inevitáveis, mas muitos outros não teriam necessidade de ocorrer. Se esta visão pertence a um mundo ideal, como alguns poderão citar, uma finalidade mais realista seria, pelo menos, a redução drástica do número elevado de incidência de acidentes e doenças profissionais. A qualidade de vida do ser humano afeta diretamente o seu desempenho no local onde ele trabalha. Quanto melhor estiverem suas funções orgânicas, melhor será a sua resistência e menor será a fadiga e o estresse. Assim sendo, se o homem estiver sem as devidas proteções necessárias, ele estará com uma maior propensão a cometer erros e a sofrer ou a causar um acidente.
Saúde e Segurança do trabalho (SST) promovem a proteção do trabalhador, define objetivos, práticas de saúde e segurança sistematicamente controladas que deverão ser realizadas de forma mais eficaz visando à redução de acidentes e doenças ocupacionais. Para serem bem sucedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho, exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos trabalhadores nos programas de saúde e segurança. De modo geral, a definição de saúde e de segurança no trabalho engloba quer a saúde quer a segurança e é importante frisar que as questões da saúde e da segurança devem ser identificadas em todos os locais de trabalho.
Este trabalho montra como a qualidade de vida do ser humano afeta diretamente o seu desempenho no local de trabalho. Quanto melhor estiverem suas funções orgânicas, melhor será a sua resistência e menor será a fadiga e o estresse. Assim sendo, se o homem estiver sem as devidas proteções necessárias, ele estará com uma maior propensão a cometer erros e a sofrer ou a causar um acidente.
“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive.” (Organização Mundial da Saúde)
DESENVOLVVIMENTO
Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas, médicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente de trabalho quer instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas.
Acidente do Trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
‘’O Trabalho com Qualidade, Respeito ao Meio Ambiente e Segurança, Gera Progresso e Confiança.’’Fabricio Angelis Pires
Ações relativas a saúde e segurança no trabalho para abertura de um empreendimento
Antes da abertura deste empreendimento, o empreendedor deve ter atenção específica a algumas normas necessárias relacionadas à saúde e segurança no trabalho, especialmente as Normas Regulamentadoras da Portaria n° 3.214/78 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
Há a necessidade da implantação de programas que busquem o gerenciamento mais amplo dos fatores de riscos ocupacionais.
A responsabilidade pela implantação destes programas é exclusiva do empregador, que deve custeá-lo integralmente, sem nenhum ônus para oempregado, sendo estes programas regulamentados pela legislação:
PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) - É um conjunto de ações elaboradas pelo Médico Coordenador do Programa a partir de dados obtidos no ambiente de trabalho (reconhecimento dos riscos, análise dos postos de trabalho, informações obtidas do funcionário e da empresa, mapa de riscos e CIPA), com a finalidade de:
• Monitorar alterações no organismo que possam ser provocadas por riscos existentes no ambiente de trabalho;
• Prevenir doenças do trabalho;
• Constatar doenças profissionais e adotar providências necessárias;
• Educar funcionários através de ações em atenção primária à saúde (promoção da saúde e prevenção de doenças);
• Cooperar com a manutenção do patrimônio humano e material da empresa.
PPRA(Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) - Tem como objetivo geral a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle dos riscos ambientais, atendendo dessa forma às exigências legais trabalhistas previstas na NR-9 da Portaria 25, de 29 de Dezembro de 1994 e suas alterações subseqüentes.
Diretrizes: reconhecer, caracterizar e controlar possíveis riscos ambientais, considerando a proteção do meio ambiente e dos serviços naturais.
De acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), este empreendimento corresponde ao código 56.11-2 / Grupo C-23 – Quadro II do Dimensionamento da CIPA, e está classificado como grau de risco 2.
Alguns tópicos são de suma importância para que este estabelecimento siga as normas necessárias, são eles:
• Definição de rota de fuga:
- É o caminho a ser seguido para a evacuação de um local em casos de acidentes ou de pânico.
- Devem ter no mínimo 1,20m de largura, levando em consideração a capacidade de pessoas que podem ocupar o local.
- Deve ser bem elaborada, indicada e sinalizada.
• Criar saída de emergência com portas corta fogo:
- As saídas de emergência devem ser dimensionadas em função do número de pessoas que por ela transitar, obedecendo à largura mínima de 1,10m.
- Conforme a NBR 11785, em locais com capacidade acima de 200 pessoas, as portas de comunicação com os acessos, escadas e descargas, devem ser dotadas de barra anti-pânico e o uso de fechaduras com ou sem chave é permitida desde que seja possível a abertura pelo lado interno.
- As portas corta-fogo são indicadas para escadas, escritórios, áreas de refúgio, separação de áreas com riscos industriais e comerciais, acesso restrito ou que se comuniquem diretamente com
...