A prática do serviço social nas instituições
Tese: A prática do serviço social nas instituições. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12031995 • 28/1/2015 • Tese • 291 Palavras (2 Páginas) • 340 Visualizações
Universidade Federal do Amazonas – UFAM
Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL
Departamento de Serviço Social – DSS
A práxis do Serviço Social nas instituições
Fichamento apresentado pela discente Jéssica Lima Cordova à disciplina de Análise Institucional, ministrada pela Professora Jane Nagaoka, referente ao 4° período do curso de Serviço Social.
Manaus - AM
2015
FICHAMENTO
1. REFERÊNCIA:
BARBOSA, Mário da Costa. A práxis do Serviço Social nas instituições. Serviço Social e Sociedade, nº 34. São Paulo: Cortez, 1992.
2. FICHAMENTO DO TEXTO:
A práxis do Serviço Social nas instituições
“Como vemos, a história do homem está marcada pela atividade prática, que, ao se realizar, estabelece uma relação de reciprocidade da atividade individual sobre o social e vice-versa. [...] para a realização da atividade prática, delimitam-se os elementos componentes do processo, que são: a) a atividade adequada a um fim, isto é, o próprio trabalho; b) a matéria a que se aplica o trabalho, o objeto de trabalho; c) os meios de trabalho, o instrumental de trabalho.” (P, 7)
Par haver a atividade prática tem que haver um trabalho com uma finalidade, os meios de trabalhos e os instrumentos de trabalhos e assim, se tem uma relação com outras pessoas na sociedade.
“Essa produção realizada pelos homens [...] variam conforme o objeto e o sujeito que executa a sua ação: a) práxis produtiva; [...] b) práxis artísticas; [...] c) práxis científica; [...] d) práxis social, [...] e) práxis política [...].” (P, 8)
A prática se apresenta como uma autocriação do homem na sociedade.
“Portanto, nessa práxis humana, constitui-se a própria vida social, construindo novas formas econômico-sociais e instaurando-se o modo de produção capitalista. E é no interior desse modo de produção que o serviço social surge [...] como resultante desse processo que se instala e que cria novas formas de produção e de relações socioeconômicas.” (P, 9)
...