A relação histórica entre o trabalho e as consequências para a saúde
Resenha: A relação histórica entre o trabalho e as consequências para a saúde. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: reversonsantos • 2/9/2014 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 194 Visualizações
Esta pesquisa teve como propósito discutir como a ergonomia pode elaborar estratégias para reduzir problemas músculoesqueléticos na enfermagem, já que o ambiente hospitalar traz uma série de problemas ergonômicos, afetando a saúde do trabalhador deste meio, como refere Alexandre (1998).
5.1 Relação histórica entre o trabalho e os efeitos sobre a saúde
Faz parte da vida e da cultura da humanidade as relações entre o trabalho e o adoecer. A Bíblia, em Deuteronômio XXII: 8, fala da prevenção de acidentes de trabalho. No final do século XVII e início do século XVIII, já se falava de doenças ocupacionais, de formas de prevenir e tratar enfermidades. No século XIX, é que de fato surgiram à prevenção de agressões contra a saúde, associadas ao trabalho e reconhecendo que este é um dos aspectos importantes das condições de vida, como refere Santana (2006).
As diversas mudanças ocorridas na organização, nas condições e nas relações de trabalho, principalmente nos países capitalistas avançados ou tardios, vem repercutindo na saúde dos trabalhadores, que empenham grande parte de suas energias físicas e espirituais em função do trabalho, segundo Elias; Navarro (2006).
No Brasil, os registros de problemas relacionados à saúde do trabalhador, datam do século XIX, porém a incorporação da prática ocorreu bem tarde, nas escolas médicas, de acordo com Santana (2006).
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 determinou a redução da jornada de trabalho em turno “ininterruptos de revezamento” com redução diária da jornada de trabalho a 6 horas ou negociação coletiva (BRASIL, 1988 apud MORENO; FISCHER; ROTENBERG, 2003).
...