A tarefa do cientista Weber
Seminário: A tarefa do cientista Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alessandra.2m • 28/2/2014 • Seminário • 318 Palavras (2 Páginas) • 570 Visualizações
A tarefa do cientista
Weber rejeita maioria das proposições positivas: o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto de estudo e a recusa em aceitar a importância dos indivíduos e dos diferentes momentos históricos na análise da sociedade. Para esse sociólogo, o cientista, como todo indivíduo em ação, também age guiado por seus motivos, sua cultura e suas tradições, sendo impossível descartar-se de suas prenoções como propunha Durkheim.
Entretanto, uma vez iniciado o estudo, este deve se conduzir pela busca da maior objetividade na análise dos acontecimentos. Deste modo a defesa das crenças e das ideias pessoais do cientista não deve influenciar no estudo.
A sociologia weberiana, os acontecimentos que integram o social têm origem nos indivíduos. Sua meta é compreender, buscar os nexos causais que deem o sentido da ação social.
Qualquer que seja a perspectiva adotada pelo cientista, ela sempre resultará numa explicação parcial da realidade. Um mesmo acontecimento pode ter causas econômicas, políticas e religiosas, sem que nenhuma dessas causas seja superior à outra e significância.
O tipo Ideal
Como o objetivo de atingir a explicação dos fatos sociais, Weber propôs um instrumento de análise que chamou de “tipo ideal”.
É uma construção teórica abstrata a partir dos casos particulares analisados. O cientista, pelo estudo sistemático das diversas manifestações particulares, constrói um modelo acentuando aquilo que lhe pareça característico ou fundante.
O tipo ideal é um instrumento de análise cientifica, numa construção do pensamento que permite conceituar fenômenos e formações sociais e identificar na realidade observada suas manifestações.
...