A teoria do movimento varia uniformemente
Projeto de pesquisa: A teoria do movimento varia uniformemente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1611 • 1/10/2014 • Projeto de pesquisa • 952 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
Teoria de Movimento Uniformemente variado (M.U. V).
M.R.U
A cinemática estuda todo tipo de movimento, sem explicar suas causas. Nas primeiras aulas foi comentado sobre o movimento retilíneo uniforme (M.R.U.) e foi dito que é um movimento em que a velocidade é constante. Graças a ele podemos calcular o espaço onde um corpo está em determinado tempo e com determinada velocidade.
Lembrar também que no M.R.U. o gráfico será bem característico, sempre sendo uma reta.
As duas fórmulas desse movimento são o Sorvete : S=So + V.t e V= ΔS/Δt
Sendo o S=deslocamento (metros) , So = deslocamento inicial (metros) V=velocidade (m/s) e t=tempo ( segundos). Segundo o sistema internacional de unidades.
Conhecendo e entendendo o M.R.U. podemos passar a estudar o próximo tipo de movimento estudado pela cinemática que é o movimento uniformemente variado (M.U.V).
M.U.V
Nesse tipo de movimento temos que entender uma coisa principal, nele a velocidade não é constante como no M.R.U. Ou seja, a velocidade varia durante a trajetória.
Como a velocidade não é mais constante foi criada uma grandeza para descrever a variação da velocidade durante o percurso, a essa grandeza foi dada o nome de aceleração (a). Ou seja, a aceleração descreve o quanto a velocidade de um corpo variou durante um percurso.
Com essa definição temos que : a = ΔV/Δt
Sendo: a=aceleração (m/s²) ; V=velocidade (m/s) e t=tempo (s). Segundo o sistema internacional de unidades.
Resumindo então:
Temos movimento quando a velocidade não é zero.
Até agora então temos dois movimento: O retilíneo uniforme ( V=constante) e o uniformemente variado (V=variável).
Mas ainda existe duas subclassificações de movimento para o M.U.V. O movimento pode ser uniformemente variado acelerado, ou uniformemente variado retardado. Porque? Num percurso muitas vezes o corpo vai frear ou acelerar em determinado momento, ou seja, a velocidade vai variar.
Então temos:
Movimento uniformemente variado acelerado.
Movimento uniformemente variado retardado.
O que é importante nós sabermos desses dois movimentos diferentes?
Muita gente confunde velocidade e aceleração!!! Temos que ficar espertos nisso!
Algumas vezes o sinal da velocidade pode ser negativo e o da aceleração positivo. Estranho não?
Primeiro vamos entender o seguinte:
+Quando o movimento for uniformemente variado acelerado o sinal da velocidade vai ser sempre igual ao da aceleração, ou seja, quando a velocidade for positiva, a aceleração vai ser positiva.
+Quando o movimento for uniformemente variado retardado o sinal da velocidade vai ser sempre o contrário da aceleração, ou seja, velocidade positiva, aceleração negativa.
Em outras palavras, o sinal da aceleração vai depender necessariamente do tipo de movimento (acelerado ou retardado) e do sinal da velocidade. Isso é muito importante!
Agora que entendemos aceleração podemos partir para a equação da velocidade do movimento uniformemente variado:
V = V0+ a t
Equação da velocidade - MUV
Como nos MUV a velocidade varia foi necessário determinar uma equação pra associar as variações de velocidade em cada instante, para isso temos essa equação. Lembrando que a aceleração também faz parte da equação.
O gráfico dessa equação no MUV parece muito parecido com o MRU por ser uma reta, mas se observarmos bem os eixos veremos que o gráfico é um gráfico de velocidade pelo tempo. Se fosse MRU nós veríamos uma reta na horizontal, porque a velocidade seria constante. Esse gráfico nos mostra a variação de velocidade num determinado tempo, ou seja, é um MUV.
É importante lembrar também que podemos calcular o deslocamento (S), do corpo usando aquele macete de que a área da
...