A transformação da sociedade moderna
Artigo: A transformação da sociedade moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunaa • 15/9/2013 • Artigo • 423 Palavras (2 Páginas) • 812 Visualizações
As organizações da sociedade contemporânea estão passando por transformações em praticamente todas as áreas. Só que o impacto dessa reestruturação vem através de um processo de racionalização organizacional e técnicas que se encaixam no ambiente empresarial, como as tecnologias e os modelos de gestão cada vez mais modernos. É com esse processo que se pode visualizar a ênfase nas pessoas como recurso determinante do sucesso organizacional, uma vez que a competitividade faz com que as empresas procurem profissionais com mais capacidade para executar as tarefas. Por isso, é a partir dessa atitude que é possível apontar a gestão de competências como instrumento de diferencial de mercado para oferecer instrumentos eficientes de gestão às organizações. Quando se fala de competência pode se dizer que ele é de fundamental importância para se entender as organizações,assim o tema é abordado nos planos do indivíduo e das organizações. Este tratamento é importante para lidarmos com um tipo de organização que exige, ao mesmo tempo, competências dos indivíduos que nelas trabalham e competências específicas das organizações que almejam fazer parte do mercado competitivo. Competências são conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando juntos e utilizados estrategicamente pela pessoa, permitem que ela atinja com sucesso os resultados que deseja.Para o pesquisador Philippe Zarifian, competência é a capacidade da pessoa em assumir iniciativas, ir além das atividades prescritas, ser capaz de compreender e dominar novas situações no trabalho, ser responsável e ser reconhecida por isto. Sua definição de competência é centrada na mudança de comportamento social dos seres humanos em relação ao trabalho e sua organização. Segundo Brandão e Guimarães (2001, p.11) “Ele diz que a gestão de competências deve ser vista como um processo circular, envolvendo os diversos níveis da organização, desde o coorporativo até o individual, passando pelo divisional e o grupal”. O importante é que a gestão de competências esteja em perfeita sintonia com a estratégia organizacional. Para Prahalad e Hanel (1990 apud BRANDÃO e GUIMARÃES, 2001), dizem que competência é como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas e gerências inerentes a uma organização. Já para Minarelli (1995, p.52) “competência é sinônimo de capacitação profissional. Com ela você compete no mercado, pois compreende os conhecimentos adquiridos, as habilidades físicas e mentais, o jeito de atura e a experiência.
Competitividade é a integração de três dimensões: a empresarial, que tem o foco na gestão; a estrutural, com ênfase na cadeia produtiva; e a sistêmica, considerando as variáveis macroeconômicas.Essas três dimensões são complementares e exigem das empresas cada vez mais competência, conhecimento e tecnologia de gestão.
...