O Entendimento De Tocqueville Sobre A Sociedade Moderna, Em Especial A Definição De Individualismo Feita Pelo Autor.
Artigos Científicos: O Entendimento De Tocqueville Sobre A Sociedade Moderna, Em Especial A Definição De Individualismo Feita Pelo Autor.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kennedy66 • 27/9/2013 • 209 Palavras (1 Páginas) • 641 Visualizações
O diagnóstico de Tocqueville acerca das sociedades modernas afirma que o individualismo inerente ao estado social democrático e o conseqüente confinamento dos homens nas esferas da privacidade que são produtores de uma crescente indiferença cívica que constitui o caldo de cultura da emergência de um novo tipo de despotismo. Tocqueville quer não apenas determinar o quadro no qual se encontram inexoravelmente os homens no mundo moderno como também convencê-los da necessidade, e da possibilidade, de reagir a ele. A crítica política de Tocqueville está na noção de que a sociedade democrática se caracteriza pelo "individualismo", um fenômeno particular ao contexto da modernidade e distinto do tradicional "egoísmo”. Esse individualismo decorre das condições objetivas da existência social democrática.
Segundo tocqueville acredita-se numa saída política para os novos desafios sociais, a saída seria antes tentar encontrar um caminho para conciliar o nosso desejo de liberdade com os ideais de igualdade, ou seja, conciliar a liberdade individual com a igualdade coletiva. Tocqueville pensa que a mudança não deve vir por via revolucionárias, independentemente dos rótulos - burguesa ou proletária, mas sim pelo caminho que se deve trilhar passa pelo aprimoramento das leis e do controle sobre os governantes para que cumpram a função de conduzir responsavelmente a sociedade.
...