A Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
Por: ROGERIOCDALTRO • 8/11/2018 • Trabalho acadêmico • 768 Palavras (4 Páginas) • 198 Visualizações
DISCIPLINA
Ética Empresarial e Responsabilidade Socioambiental
TRABALHO
REFERENTE A AVALIAÇÃO 2
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA – EAD
- Por que a gestão ambiental e a responsabilidade social podem ser consideradas instrumentos gerenciais para capacitar e criar condições de competitividade para as organizações?
Meio Ambiente
- Ao contrário do que a etimologia nos leva a crer, não devemos ver o meio ambiente como o cenário de uma peça de teatro – um simples pano estendido no fundo do palco, sinalizando para a plateia onde a trama ocorre. Em outras palavras, o meio ambiente não é apenas o lugar onde vivemos. Ele abrange o próprio ser humano e os demais organismos vivos, bem como as circunstâncias que tornam possível a vida no planeta (Pearson Prentice Hall, 2011.)
Gestão Ambiental
- É a administração do exercício de atividades econômicas que visa reduzir o impacto sobre os recursos naturais. Tal ação que gera a sustentabilidade, o que seria isso? Seria utilizar os recursos de tal forma que as próximas gerações não sejam afetadas. Exemplo: Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
- É exatamente o que acontece quando administramos o impacto sobre o meio ambiente na hora de explorarmos seus recursos e de uma certa forma as empresas tentam danificar o mínimo possível o meio ambiente. Exemplo: É fazer algo em prol de todos, utilizar resíduos recicláveis de produção e não deixar que estes resíduos virem poluição de rios.
Por que a gestão ambiental e a responsabilidade social podem ser consideradas instrumentos gerenciais para capacitar e criar condições de competitividade para as organizações?
Gestão ambiental e responsabilidade social, assunto que está na moda tanto no meio gerencial como no nosso dia a dia.
De um tempo para cá passou a ser um diferencial competitivo para as organizações no sentido que elas dizem realizar a responsabilidade social e quando vamos ver não é bem assim. Não adianta a empresa ter um projeto de gerenciamento ambiental que ajude a uma certa comunidade próxima da empresa se seus funcionários desperdiçam água , não separam o lixo de forma adequada e etc.
A responsabilidade social tem que ser feita de tal forma que capacite a todos os envolvidos na empresa, se faz necessário a implantação de projetos para conscientização de todos . Um bom exemplo seria dar cursos, promover palestras e seminários , transformar o pensamento de toda a empresa.
Mas afinal, as empresas veem a sustentabilidade como estratégia de marketing e não como proteção ao meio ambiente? Infelizmente a sustentabilidade está dentro de um planejamento estratégico , ou seja, marketing, sustentabilidade , responsabilidade social e meio ambiente estão andando juntas e o principal proposito é o lucro das empresas e a boa imagem diante do consumidor.
Talvez se as autoridades públicas levassem a séria tal questão, cobrando de forma eficaz, expondo resultados de cada empresa a cerca da responsabilidade social, ai sim as organizações teriam que se capacitar cada vez mais para atender a fiscalização e não manchar a imagem da empresa.
Muitos empresários tem medo de olhar para a natureza e causar um rombo financeiro, mas é exatamente ao contrário, sustentabilidade não é sinônimo de custos e sim investimento.
Existem alguns motivos para aderir ao movimento do desenvolvimento sustentável nas empresas.
...