Responsabilidade Socioambiental
Ensaios: Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mgauser • 30/4/2013 • 2.736 Palavras (11 Páginas) • 790 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 4
2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE ENFRENTAMOS NA ATUALIDADE 4
2.2.1 Aquecimento global 4
2.2.2 Desmatamento 5
2.2.3 Extinção de espécies 5
2.2.4 Diminuição dos recursos hídricos 5
2.3 PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS QUE PODEM INTERFERIR NO FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO 5
2.4 RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 6
2.5 ENERGIA FÓSSIL COMO COMBUSTÍVEL DE MANEIRA EXTENSIVA 6
2.6 INDÚSTRIAS PETROLÍFERAS MAIS RICAS DO MUNDO 7
2.7 CRISE DO PETRÓLEO E SUAS CONSEQUÊNCIAS 7
2.8 MAIORES INVESTIMENTOS EM ENERGIA LIMPA 8
2.9 LEIS AMBIENTAiS ÀS FORMAS LEGÍTIMAS DE DOMINAÇÃO 8
2.10 Coerência e incoerência entre textos 9
2.11 Discursos diferenciados 10
2.12 TEM UM "DISCURSO", MAS AGE DE MODO CONTRÁRIO 10
2.13 TEORIA DA AÇÃO SOCIAL E DA DOMINAÇÃO LEGÍTIMA 11
2.14 PAPEL DOS ADMINISTRADORES OU GERENTES FRENTE AOS DESAFIOS SOCIOAMBIENTAIS 12
2.15 PLANEJAMENTO DA IMAGEM ORGANIZACIONAL E SUA INTEGRAÇÃO COM A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. 12
2.16 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CABÍVEL àS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NA GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO 12
2.17 ORGANIZAÇões com PREOCUPAÇÃO SOCIOAMBIENTAL 13
3 CONCLUSÃO 14
4 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Diante do avanço da sociedade, novas normas e exigências são elaboradas e cabe a cada um saber como e quando utiliza-las. O foco atualmente está voltado para a responsabilidade socioambiental.
Com o grande impacto que o planeta vem sofrendo, varias empresas estão sendo coagidas a demonstrar a capacidade de colocar a ética e a responsabilidade socioambiental lado a lado, levando aos olhos da sociedade projetos para preservação e melhoria do ambiente interno e externo da organização.
Veremos que muitas dessas empresas estão hoje incluindo estes pontos nas funções administrativas e tratando os temas como maneira de gerar lucro e aumento de produção, como exemplo citaremos a Petrobras.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Apesar de ser um termo bastante utilizado, é comum observarmos erros na conceituação de responsabilidade socioambiental, ou seja, se uma empresa apenas segue as normas e leis de seu setor no que tange ao meio ambiente e a sociedade esta ação não pode ser considerada responsabilidade socioambiental, neste caso ela estaria apenas exercendo seu papel de pessoa jurídica cumprindo as leis que lhe são impostas. Responsabilidade socioambiental (RSA) é um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produção de sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem redução nos lucros.
A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros. Diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais consequentes da atuação administrativa da empresa.
2.2 PROBLEMAS AMBIENTAIS QUE ENFRENTAMOS NA ATUALIDADE
2.2.1 Aquecimento global
Aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta. Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global. Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente dos últimos cinco, com aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.
2.2.2 Desmatamento
O desmatamento é um processo de degradação da vegetação nativa de uma região e pode provocar um processo de desertificação. O mau uso dos recursos naturais, a poluição e a expansão urbana são alguns fatores que devastam ambientes naturais e reduzem o número de habitats para as espécies. Um dos principais agentes do desmatamento é o homem.
2.2.3 Extinção de espécies
Extinção é o desaparecimento de todos os indivíduos de uma determinada espécie, tal fato acontece por seleção natural ou então pela ação do homem perante a natureza.
2.2.4 Diminuição dos recursos hídricos
Escassez de variados tipos de recursos hídricos, consequência decorrente da falta de investimento na área e da má utilização dos mesmos.
2.3 PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS QUE PODEM INTERFERIR NO FUNCIONAMENTO DE UMA ORGANIZAÇÃO
Os problemas socioambientais estão diretamente ligados às empresas, a Petrobras pode ser usada como grande exemplo. Dentro de seu roteiro de medidas socioambientais a empresa possuí um item relacionado a reversão do processo de degradação de recursos hídricos. Se imaginarmos que em determinado momento os recursos do planeta, não apenas os hídricos, mas todos os recursos no geral, chegarem à escassez uma vasta quantidade de organizações teriam problemas que vão desde a falta de matéria prima para elaboração do seu produto até fechamento da empresa. Por este motivo é essencial que cada empresa elabora projetos que preservem a integridade ambiental e também dos recursos necessários dentro desta
...