A ética Na Engenharia
Dissertações: A ética Na Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ArielBrito • 5/11/2014 • 2.268 Palavras (10 Páginas) • 635 Visualizações
SUMÁRIO:
Introdução...................................................................................................... Página 4
O que é engenharia? ...................................................................................... Página 5
A ética na engenharia ..................................................................................... Página 7
Entrevista ........................................................................................................ Página 8
Conclusão ........................................................................................................ Página 13
Referências ...................................................................................................... Página 14
INTRODUÇÃO:
Todo profissional da área da engenharia deve exercer sua profissão pensando no bem comum como prioridade e nos interesses coletivos, agindo de forma ética e transparente para com toda sociedade. Mas, infelizmente, no Acre não é isso que tem acontecido.
A engenharia aqui no nosso Estado tem tomada um rumo diferente daquele que aprendemos na faculdade. A falta de ética, falta de transparência, falta de honestidade e principalmente a influencio política tem dado outros rumos à arte de engenhar acreana.
Nesse trabalha iremos apresentar o que é a engenharia, a ética na engenharia e o caminho que o envolvimento da política com a engenharia tem tomado.
O QUE É A ENGENHARIA?
Ao invés de definirmos de forma exata o que é a engenharia, vislumbraremos o que algumas personalidades dos séculos passados disseram a respeito dela.
A. M. Wellington (1887)
Seria bom se Engenharia fosse menos genericamente pensada como (...) a arte da construção. Num certo sentido, é todavia a arte de não construir (...), de fazer algo tão bem com um dólar, quanto um indivíduo obtuso pode fazer com dois de uma maneira ou outra.
S. E. Lindsay (1920)
Engenharia é a prática da aplicação segura e econômica das leis científicas que governam as forças e materiais da Natureza, através da organização, design e construção, para o benefício da humanidade.
J. A. L. Waddel, Frank W. Skinner, Wessman (1933)
Engenharia é a ciência e a arte de tratar eficientemente com materiais e forças. (...) Envolve o design e construção mais econômico (...), assegurando, quando realizado adequadamente, a combinação mais vantajosa de acuidade, segurança, durabilidade, velocidade, simplicidade, eficiência e economia possível para as condições de design e serviço.
Vanevar Bush (1939)
Engenharia, num sentido amplo, é a aplicação da ciência de maneira econômica para as necessidades da humanidade.
T. J. Hoover e J. C. L. Fish (1941)
Engenharia é a aplicação profissional e sistemática da ciência para a utilização eficiente dos recursos naturais a fim de produzir riqueza.
L. M. K. Boelter (1957)
Engenheiros participam de atividades que tornam os recursos naturais disponíveis num formato benéfico para o homem e oferecem sistemas que operem ótima e economicamente.
John C. Calhoun, Jr. (1963)
É responsabilidade do engenheiro estar atento às necessidades sociais e decidir como as leis da ciência podem ser melhor adaptadas através da Engenharia a fim de cumprir essas necessidades.
- A ÉTICA NA ENGENHARIA:
Os grandes acidentes que acontecem na área da engenharia como desabamentos de prédios, estradas e rodovias mal construídas, instalações mal acabadas, edifícios levantados precipitadamente, entre outros que acompanhamos na mídia, em sua maioria, não são causados por puramente erros técnicos ou erros de cálculos. Mas são causados pela falta de ética do engenheiro responsável pela construção.
A partir do momento que saímos da faculdade, que estagiamos e passamos por uma série de capacitações profissionais e experiências extracurriculares, nós adquirimos maturidade suficiente para trabalhar no que nos for proposto. Se não soubermos fazer determinada obra, temos uma infinidade de recursos e companheiros de profissão que pode nos ajudar. Então esse, também não é o motivo de tantas edificações caírem.
O motivo de tantas edificações caírem é a falta de ética na engenharia. Vamos exemplificar para ficar mais fácil de compreender.
Se um determinado engenheiro recebe 4 milhões de reais do Governo para construir um residencial popular utilizando um material de boa qualidade que vai proporcionar a segurança necessária à edificação. Mas, devido a ganancia do engenheiro, depois que o recurso já está encaminhado a ele, ele faz um outro orçamento com um material de menor qualidade e menor segurança que vai custar menos, vamos supor 3 milhões de reais. Logo, vai sobrar 1 milhão de reais, que vai ser repartido entre as partes envolvidas nesse desvio de dinheiro. Consequentemente, a construção perdeu qualidade e pode ter risco de ter uma complicação em um futuro a curto, médio ou longo prazo, colocando em risco as vidas dos moradores.
No currículo das escolas de engenharia, deveria existir uma matéria de ensino do comportamento ético relacionado as áreas de construções civis. Assim, os alunos universitários teriam mais noção do risco que causa um erro ou um irresponsabilidade na área da engenharia e teriam a dimensão exata da ética na engenharia.
A seguir, será exposta uma entrevista feita com um Engenheiro Agrônomo (por questões de ética e privacidade não terá seu nome redigido) sobre a ética e o envolvimento da política com a engenharia no Acre.
- Como você enxerga
...