ABITOS ALIMENTARES
Casos: ABITOS ALIMENTARES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leonardocardoso • 18/3/2015 • 838 Palavras (4 Páginas) • 365 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A alimentação pode ser analisada sob várias perspectivas, ao mesmo tempo independentes e complementares: a perspectiva econômica, na qual a relação entre a oferta e a demanda. Os Tabus alimentares são crenças e superstições referentes à ingestão de alimentos ou à combinação deles, que seriam prejudiciais à saúde e que muitos folcloristas chamam de faz-mal.
Apesar de não terem nenhuma comprovação científica, os tabus acabam sendo assumidos pela população, principalmente a menos esclarecida, como “verdades”. Existem também hábitos culturais ou proibições religiosas que são uma espécie de tabu: Essas perspectivas reunidas revelam a importância dos fatores econômicos, sociais, nutricionais e culturais na determinação do tipo de consumo alimentar da população.
A busca de uma abordagem sobre a alimentação, trazem diversos aspectos sobre o que comer e o que não comer, pesquisas diversas são feitas para desmistificar mitos voltado ao mesmo. Por isso alguns mitos tem sua veracidade, pesquisas realizadas afirma qual é verdadeiro e qual e falso.
Entretanto, esse caminho implicaria, num primeiro momento, a abertura das diversas disciplinas voltadas ao estudo da alimentação a novas formas de abordagens comuns e, em seguida, a concepção de novos quadros teóricos interpretativos e metodológicos.
2. DESENVOLVIMENTO
Crenças e Mitos:
Um dos mitos alimentares mais conhecidos no Brasil, de norte a sul, é que faz mal chupar manga e tomar leite, em seguida, porque causa congestão. O mito é antigo e teria surgido na época do Brasil colonial, quando os fazendeiros o inventaram, para evitar que os escravos chupassem manga, cuja safra era abundante, e tomassem leite às escondidas, por ocasião das ordenhas, diminuindo assim o volume do produto que chegava à casa-gande. Foi disseminada a crença entre os escravos que a mistura poderia até matar.
• Beber água em jejum emagrece?
A água é essencial para o bom funcionamento do intestino e outras funções vitais do organismo. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos calorias e gastar mais, sempre de maneira fracionada, por ex.: 3/3 horas. • Laranja com leite faz mal
FALSO. Quando adicionamos alimentos com muita acidez ao leite, este pode coalhar. Muito provavelmente foi neste facto que se baseou o mito. Mas nenhum alimento tem a acidez do estômago. Aí o leite vai forçosamente coalhar, ainda que não seja ingerido com laranjas…
Do ponto de vista nutricional, a laranja é rica em vitamina C e o leite é rico em cálcio. Quando se juntam a nível digestivo a Vitamina C favorece a absorção do cálcio. Por isso uma laranja consumida com leite ou outro derivado são uma combinação excelente.
• Beber água com berinjela ajuda a reduzir o colesterol?
Não existe comprovação científica que está “água” auxilie na redução do colesterol. Possivelmente esta fama se deve ao alto teor de fibras presente na berinjela, que auxilia na saciedade e reduz o colesterol. Porém esta água não tem a quantidade de fibras adequadas para que este efeito aconteça.
• Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?
Congelar os alimentos matem mais próximo do seu estado natural, desta forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa
...