AD Suporte Basico de Vida - UNISUL
Por: lmatheusf • 4/5/2017 • Trabalho acadêmico • 452 Palavras (2 Páginas) • 481 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Atividade de Avaliação a Distância |
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: Suporte Básico da Vida
Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
Professor: Edla Maria Silveira Luz
Nome do aluno: LUIS MATHEUS FERREIRA
Data: 13/03/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1:
Responda as seguintes questões:
a) O que mudou em relação às diretrizes da AHA de 2005 para 2010? (2,0 pontos)
As diretrizes da AHA (2010), aconselham uma alteração na sequencia de procedimentos de suporte básico de vida, referentes à RCP (reanimação cardio pulmonar) de A-B-C para C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração), em adultos, crianças e bebês, com exceção dos recém-nascidos.
b) O que demonstram os estudos realizados pela AHA em relação à RCP? (2,0 pontos)
Os estudos demonstram que a qualidade das compressões torácicas continuava necessitando de melhoria, e que a maioria das vítimas de parada cardio respiratória súbita no ambiente extra-hospitalar, não recebiam nenhuma manobra de RCP de pessoas no local.
c) Quais são os procedimentos demonstrados como avaliação inicial da vítima, anteriores ao RCP? (2,0 pontos)
Na avaliação inicial da vítima, o socorrista deve saber reconhecer dois fatores: inconsciência e ausência de respiração ou respiração anormal. Antes de 2010 era através da sequencia ABC, realizando a abertura da via aérea e na sequencia a aplicação de ventilação, antes das compressões torácicas.
Questão 2:
Analise o evento que segue e indique qual seria a ação correta durante o socorro básico de urgência para a manutenção da vida.
Evento: Atropelamento
Cena: Ao chegar ao local, você se depara com o histórico de um atropelamento por veículo, tendo a vítima sido projetada a cerca de 3 metros do local do impacto inicial. O veículo causador do atropelamento não se encontra no local, caracterizando ausência de prestação de socorro.
Vítima: A vítima se encontra em posição de decúbito ventral e aparenta estar inconsciente. Mesmo antes de proceder qualquer avaliação, você percebe que ela apresenta respiração ruidosa e falha, além de nítidas deformidades nos membros inferiores.
Diante das circunstâncias, qual seria sua conduta:
a) em relação à cena; (2,0 pontos)
Inicialmente, avaliar a cena, verificar a segurança do local, e se seguro, mante-la e garanti-la. Analisando a situação, percebe-se a necessidade de acionamento de socorro especializado, assim, chamando o SAMU ou o corpo de bombeiros.
b) em relação à vítima. (2,0 pontos)
Primeiramente, realizaria uma verificação para identificar e corrigir, de imediato, problemas que ameacem a vida em curto prazo. Verificando: se as vias aéreas estão desobstruídas; a respiração; a circulação; e hemorragias, fazendo o que estivesse ao meu alcance. Aguardaria o socorro especializado mantendo a vítima imóvel e calma, evitando movimentos a fim de não agravar possíveis fraturas.
...